Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23649
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A gratuidade do ensino público: como a questão do ensino público se apresenta no documento final do PNE 2014-2024
Título em inglês: The free education audience: as the question of public education presents the final document of PNE 2014-2024
Autor(es): Zanlorenzi, Maria Josélia
Lima, Michelle Fernandes
Palavras-chave: Educação;Políticas educacionais;Plano Nacional de Educação 2014-2024;Relação Público-Privado na Educação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: Zanlorenzi, M. J.; Lima, M. F. (2016)
Resumo: O presente texto trata da presença do setor privado na redação do Plano Nacional de Educação 2014-2024. Para compreender tal afirmação, partimos da análise de alguns conceitos que se apresentam no PNE, tais como: público e privado; administração pública gerencial, eficiência, eficácia, descentralização de responsabilidades e participação da sociedade na educação. Finalizamos o texto abordando a questão das consequências do setor privado na formação do indivíduo, o qual passa a receber uma formação individualista, com ênfase para a lógica do mercado, que atenda e estimule a competitividade, considerando, pois que a educação neste cenário, bem como a escola, mais uma vez é vista pela lógica capitalista como espaço de lucro.
Abstract: This paper deals with the presence of the private sector in the drafting of the National Education Plan 2014-2024. To understand this statement, we start the analysis of some concepts that are presented in the PNE, such as public and private; managerial public administration, efficiency, effectiveness, decentralization of responsibilities and participation of society in education. We finalized the text addressing the issue of private sector consequences in shaping the individual, which now receive an individualistic training, with emphasis on the logic of the market that meets and stimulate competitiveness.
Descrição: ZANLORENZI, Maria Josélia; LIMA, Michelle Fernandes.A gratuidade do ensino público: como a questão do ensino público se apresenta no documento final do PNE 2014-2024. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 16, p. 94-111, 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23649
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_mjzanlorenzimflima.pdf248,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.