Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23649
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Zanlorenzi, Maria Josélia | - |
dc.contributor.author | Lima, Michelle Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-27T10:24:29Z | - |
dc.date.available | 2017-06-27T10:24:29Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Zanlorenzi, M. J.; Lima, M. F. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-5000 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23649 | - |
dc.description | ZANLORENZI, Maria Josélia; LIMA, Michelle Fernandes.A gratuidade do ensino público: como a questão do ensino público se apresenta no documento final do PNE 2014-2024. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 16, p. 94-111, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper deals with the presence of the private sector in the drafting of the National Education Plan 2014-2024. To understand this statement, we start the analysis of some concepts that are presented in the PNE, such as public and private; managerial public administration, efficiency, effectiveness, decentralization of responsibilities and participation of society in education. We finalized the text addressing the issue of private sector consequences in shaping the individual, which now receive an individualistic training, with emphasis on the logic of the market that meets and stimulate competitiveness. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Labor | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Plano Nacional de Educação 2014-2024 | pt_BR |
dc.subject | Relação Público-Privado na Educação | pt_BR |
dc.title | A gratuidade do ensino público: como a questão do ensino público se apresenta no documento final do PNE 2014-2024 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente texto trata da presença do setor privado na redação do Plano Nacional de Educação 2014-2024. Para compreender tal afirmação, partimos da análise de alguns conceitos que se apresentam no PNE, tais como: público e privado; administração pública gerencial, eficiência, eficácia, descentralização de responsabilidades e participação da sociedade na educação. Finalizamos o texto abordando a questão das consequências do setor privado na formação do indivíduo, o qual passa a receber uma formação individualista, com ênfase para a lógica do mercado, que atenda e estimule a competitividade, considerando, pois que a educação neste cenário, bem como a escola, mais uma vez é vista pela lógica capitalista como espaço de lucro. | pt_BR |
dc.title.en | The free education audience: as the question of public education presents the final document of PNE 2014-2024 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_mjzanlorenzimflima.pdf | 248,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.