Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23649
Type: Artigo de Periódico
Title: A gratuidade do ensino público: como a questão do ensino público se apresenta no documento final do PNE 2014-2024
Title in English: The free education audience: as the question of public education presents the final document of PNE 2014-2024
Authors: Zanlorenzi, Maria Josélia
Lima, Michelle Fernandes
Keywords: Educação;Políticas educacionais;Plano Nacional de Educação 2014-2024;Relação Público-Privado na Educação
Issue Date: 2016
Publisher: Revista Labor
Citation: Zanlorenzi, M. J.; Lima, M. F. (2016)
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente texto trata da presença do setor privado na redação do Plano Nacional de Educação 2014-2024. Para compreender tal afirmação, partimos da análise de alguns conceitos que se apresentam no PNE, tais como: público e privado; administração pública gerencial, eficiência, eficácia, descentralização de responsabilidades e participação da sociedade na educação. Finalizamos o texto abordando a questão das consequências do setor privado na formação do indivíduo, o qual passa a receber uma formação individualista, com ênfase para a lógica do mercado, que atenda e estimule a competitividade, considerando, pois que a educação neste cenário, bem como a escola, mais uma vez é vista pela lógica capitalista como espaço de lucro.
Abstract: This paper deals with the presence of the private sector in the drafting of the National Education Plan 2014-2024. To understand this statement, we start the analysis of some concepts that are presented in the PNE, such as public and private; managerial public administration, efficiency, effectiveness, decentralization of responsibilities and participation of society in education. We finalized the text addressing the issue of private sector consequences in shaping the individual, which now receive an individualistic training, with emphasis on the logic of the market that meets and stimulate competitiveness.
Description: ZANLORENZI, Maria Josélia; LIMA, Michelle Fernandes.A gratuidade do ensino público: como a questão do ensino público se apresenta no documento final do PNE 2014-2024. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 16, p. 94-111, 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23649
ISSN: 1983-5000
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_art_mjzanlorenzimflima.pdf248,97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.