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Type: Artigo de Periódico
Title: Os paradigmas educacionais dominantes na agenda dos organismos internacionais: uma análise à luz da crítica marxista
Other Titles: Los paradifmas educacionales dominantes em la agenda de los organismos internacionales: una análise a la luz de la crítica marxista
Authors: Rabelo, Josefa Jackline
Mendes Segundo, Maria das Dores
Barroso, Maria Cleide da Silva
Keywords: Crítica marxista;Formação docente;Educação para todos
Issue Date: 2009
Publisher: Revista Eletrônica Arma da Crítica
Citation: RABELO, Josefa Jackline; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores; BARROSO, Maria Cleide da Silva. Os paradigmas educacionais dominantes na agenda dos organismos internacionais: uma análise à luz da crítica marxista. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 78-94, jan. 2009.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo visa analisar, em linhas gerais, as principais proposições presentes no Relatório da Comissão Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) decorrentes da Conferência de Jomtien (1990), reafirmadas, posteriormente, no Fórum Mundial de Educação de Dakar (2000), nas Metas de Desenvolvimento do Milênio (2000) e na Declaração de Brasília (MEC, 2004), desenvolvendo, em seguida, um balanço crítico sobre os seus desdobramentos no campo de formação docente. Para a análise dessa questão, toma-se como referencial teórico-metodológico a crítica marxista ao sistema sóciometabólico do capital, mediante uma síntese acerca do atual momento do capitalismo contemporâneo à luz das contribuições de István Mészáros. Constata-se que a educação básica é adotada como estratégia pelo capital, que procura, além de valorizar a capacidade tecnológica, estimular o aumento da competência, da eficácia e da produtividade da força de trabalho. Para tal, recomenda aos países periféricos o cumprimento de metas à educação restrita ao ensino básico, destacando, nesse processo, o papel do professor. Este acaba se constituindo num guardião dos interesses inerentes ao próprio artifício de reprodução ampliada do capital, nos termos proclamados pela ONU, Unesco e Banco Mundial, legítimos representantes da sociedade de mercado.
Abstract in Spanish: El artículo tiene como objetivo analizar, em líneas generales, las principales proposiciones presentes en el Relatório de la Comisión Internacional de la Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (Unesco), originadas de la Conferencia de Jomtien (1990), reafirmadas, despues, en el Foro Mundial de Educación de Dakar (2000), en las Metas de Desarrollo del Milenio (2000) y en la Declaración de Brasília (MEC, 2004), desarrollando, enseguida, um examen crítico respecto a sus desdoblamientos en la formación de profesores. Para el análisis de esa cuestión, se toma como referencia teóricometodológica la crítica marxista al sistema sóciometabólico del capital, mediante una síntesis acerca del actual momento del capitalismo contemporáneo, fundamentada en las contribuciones de István Mészáros. Se constata que la educación básica fue adoptada como estrategia por el capital, que busca valorar la capacidad tecnológica y estimular el aumento de la competencia, de la eficácia y de la capacidad humana de producir mercaderías. Para alcanzar esse intento, el capital recomienda a los países periféricos el cumplimiento de metas a la educación estricta a la enseñanza básica, subrayando, en ese proceso, la función del profesor. Este es una persona fundamental para convencer los otros indivíduos a aceptar el artifício del capital acerca de su reproducción ampliada, de acuerdo con los documentos de la ONU, del Banco Mundial y de la Unesco, auténticas instituiciones que representan el interés de la sociedad de mercado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23030
ISSN: 1984-4735
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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