Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22180
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Teaching about home visits to university students |
Título(s) alternativo(s): | Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários |
Autor(es): | Borges, Fernanda Ribeiro Avelino, Carolina Costa Valcanti Costa, Livia Cristina Scalon da Lourenço, Daniela Santos Sá, Maurício Durval de Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu |
Palavras-chave: | Visita Domicilia;Estratégia Saúde da Família;Atenção Primária à Saúde |
Data do documento: | Jan-2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Rev Rene |
Citação: | BORGES, F. R. et al. Teaching about home visits to university students. Rev Rene, Fortaleza, v. 18, n.1, p. 129-38, jan./feb. 2017. |
Resumo: | Objetivo : identificar as evidências científicas diponíveis na literatura sobre as estratégias de ensino utilizadas na temática de visita domiciliar. Métodos : revisão integrativa da literatura realizada na Base de Dados da Enfermagem, Cientific Electronic Library Online , Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature . Resultados: foram incluídos seis artigos, com nível VI de força de evidência. Encontrou-se diferentes estratégias e métodos de ensino relacionados à atividade de visita domiciliar como sociodrama, metodologias ativas e a realização de práticas curriculares na rede de serviços de saúde. Vivenciar a realidade social foi uma potencialidade encontrada pelos estudantes e, como fragilidade, a falta de planejamento da visita. Conclusão : a principal estratégia de ensino para estudantes universitários da área da saúde é a inserção precoce para o acompanhamento direto de famílias por meio de visitas domicilares. |
Abstract: | Objective: to identify the scientific evidence available in the literature on the teaching strategies used in the home visit. Methods : it is an integrative literature review in the Nursing Database, Scientific Electronic Library Online, Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences, and Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature. Results: six articles with evidence strength level VI were included . Different strategies and teaching methods related to the home visit activity were found, such as socio-drama , active methodologies and curricular practices in the health services network. Experiencing social reality was a potentiality, and there was lack of planning of the visit as weaknesses found by the students . Conclusion : the main teaching strategy for university students in the health area is the early insertion for the direct monitoring of families through home visits. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22180 |
ISSN: | 2175-6783 On-line |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_frborges.pdf | 222,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.