Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22180
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Teaching about home visits to university students
Otros títulos : Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários
Autor : Borges, Fernanda Ribeiro
Avelino, Carolina Costa Valcanti
Costa, Livia Cristina Scalon da
Lourenço, Daniela Santos
Sá, Maurício Durval de
Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu
Palabras clave : Visita Domicilia;Estratégia Saúde da Família;Atenção Primária à Saúde
Fecha de publicación : ene-2016
Editorial : Rev Rene
Citación : BORGES, F. R. et al. Teaching about home visits to university students. Rev Rene, Fortaleza, v. 18, n.1, p. 129-38, jan./feb. 2017.
Resumen en portugués brasileño: Objetivo : identificar as evidências científicas diponíveis na literatura sobre as estratégias de ensino utilizadas na temática de visita domiciliar. Métodos : revisão integrativa da literatura realizada na Base de Dados da Enfermagem, Cientific Electronic Library Online , Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature . Resultados: foram incluídos seis artigos, com nível VI de força de evidência. Encontrou-se diferentes estratégias e métodos de ensino relacionados à atividade de visita domiciliar como sociodrama, metodologias ativas e a realização de práticas curriculares na rede de serviços de saúde. Vivenciar a realidade social foi uma potencialidade encontrada pelos estudantes e, como fragilidade, a falta de planejamento da visita. Conclusão : a principal estratégia de ensino para estudantes universitários da área da saúde é a inserção precoce para o acompanhamento direto de famílias por meio de visitas domicilares.
Abstract: Objective: to identify the scientific evidence available in the literature on the teaching strategies used in the home visit. Methods : it is an integrative literature review in the Nursing Database, Scientific Electronic Library Online, Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences, and Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature. Results: six articles with evidence strength level VI were included . Different strategies and teaching methods related to the home visit activity were found, such as socio-drama , active methodologies and curricular practices in the health services network. Experiencing social reality was a potentiality, and there was lack of planning of the visit as weaknesses found by the students . Conclusion : the main teaching strategy for university students in the health area is the early insertion for the direct monitoring of families through home visits.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22180
ISSN : 2175-6783 On-line
Aparece en las colecciones: DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_art_frborges.pdf222,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.