Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21876
Tipo: | Dissertação |
Título : | Letramento literário no ensino fundamental: sequências básicas com o gênero crônica |
Autor : | Valença, Débora de Souza |
Tutor: | Magalhães, Maria Izabel Santos |
Palabras clave : | Literatura (Ensino Fundamental) - Estudo e Ensino;Literatura (Ensino Fundamental) – Gênero crônica;Letramento literário;Literary reading workshops;Basic sequences of literary literacy |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | Valença, D. S.; Magalhães, M. I. S. (2016) |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa teve como objetivo testar as sequências básicas de letramento literário, proposta metodológica de Cosson (2014), utilizando o gênero crônica em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental. A motivação para a realização deste estudo foi, como professora da turma objeto de estudo, contribuir de uma forma mais eficaz para o letramento dos estudantes. Dividiu-se a pesquisa em dois momentos: a avaliação da utilização do texto literário em sala de aula pelos docentes do sexto ano de uma escola de Ensino Fundamental do município de Fortaleza; e a realização de quatro oficinas para aplicação de sequências básicas de letramento literário. A pesquisa é colaborativa e qualitativa, contando com a participação de docentes de Língua Portuguesa da unidade escolar onde o estudo foi realizado. Como fundamentação teórica, utilizamos as teorias de Street (1984), Soares (2002), Cosson (2014), Kleiman (1995), Magalhães (2012) entre outros. Em relação ao primeiro momento, observou-se que os docentes envolvidos no estudo não adotavam práticas visando ao letramento literário dos estudantes. No que tange ao segundo momento, percebeu-se que a professora colaboradora da pesquisa aprovou a prática de sequências básicas de letramento literário, demonstrando interesse em continuar adotando a prática em suas aulas. Os discentes do grupo estudado demonstraram entusiasmo em participar das leituras e discussões realizadas durante as oficinas de sequência básica de letramento literário. |
Descripción : | VALENÇA, Débora de Souza. Letramento literário no ensino fundamental: sequências básicas com o gênero crônica. 2016. 103f. - Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Fortaleza (CE), 2016. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21876 |
Aparece en las colecciones: | PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_dis_dsvalença.pdf | 770,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.