Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21876
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Magalhães, Maria Izabel Santos | - |
dc.contributor.author | Valença, Débora de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-01T17:03:31Z | - |
dc.date.available | 2017-02-01T17:03:31Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Valença, D. S.; Magalhães, M. I. S. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21876 | - |
dc.description | VALENÇA, Débora de Souza. Letramento literário no ensino fundamental: sequências básicas com o gênero crônica. 2016. 103f. - Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Fortaleza (CE), 2016. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Literatura (Ensino Fundamental) - Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Literatura (Ensino Fundamental) – Gênero crônica | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Literary reading workshops | pt_BR |
dc.subject | Basic sequences of literary literacy | pt_BR |
dc.title | Letramento literário no ensino fundamental: sequências básicas com o gênero crônica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa teve como objetivo testar as sequências básicas de letramento literário, proposta metodológica de Cosson (2014), utilizando o gênero crônica em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental. A motivação para a realização deste estudo foi, como professora da turma objeto de estudo, contribuir de uma forma mais eficaz para o letramento dos estudantes. Dividiu-se a pesquisa em dois momentos: a avaliação da utilização do texto literário em sala de aula pelos docentes do sexto ano de uma escola de Ensino Fundamental do município de Fortaleza; e a realização de quatro oficinas para aplicação de sequências básicas de letramento literário. A pesquisa é colaborativa e qualitativa, contando com a participação de docentes de Língua Portuguesa da unidade escolar onde o estudo foi realizado. Como fundamentação teórica, utilizamos as teorias de Street (1984), Soares (2002), Cosson (2014), Kleiman (1995), Magalhães (2012) entre outros. Em relação ao primeiro momento, observou-se que os docentes envolvidos no estudo não adotavam práticas visando ao letramento literário dos estudantes. No que tange ao segundo momento, percebeu-se que a professora colaboradora da pesquisa aprovou a prática de sequências básicas de letramento literário, demonstrando interesse em continuar adotando a prática em suas aulas. Os discentes do grupo estudado demonstraram entusiasmo em participar das leituras e discussões realizadas durante as oficinas de sequência básica de letramento literário. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_dis_dsvalença.pdf | 770,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.