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dc.contributor.advisorMagalhães, Maria Izabel Santos-
dc.contributor.authorValença, Débora de Souza-
dc.date.accessioned2017-02-01T17:03:31Z-
dc.date.available2017-02-01T17:03:31Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationValença, D. S.; Magalhães, M. I. S. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21876-
dc.descriptionVALENÇA, Débora de Souza. Letramento literário no ensino fundamental: sequências básicas com o gênero crônica. 2016. 103f. - Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiteratura (Ensino Fundamental) - Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura (Ensino Fundamental) – Gênero crônicapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLiterary reading workshopspt_BR
dc.subjectBasic sequences of literary literacypt_BR
dc.titleLetramento literário no ensino fundamental: sequências básicas com o gênero crônicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa teve como objetivo testar as sequências básicas de letramento literário, proposta metodológica de Cosson (2014), utilizando o gênero crônica em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental. A motivação para a realização deste estudo foi, como professora da turma objeto de estudo, contribuir de uma forma mais eficaz para o letramento dos estudantes. Dividiu-se a pesquisa em dois momentos: a avaliação da utilização do texto literário em sala de aula pelos docentes do sexto ano de uma escola de Ensino Fundamental do município de Fortaleza; e a realização de quatro oficinas para aplicação de sequências básicas de letramento literário. A pesquisa é colaborativa e qualitativa, contando com a participação de docentes de Língua Portuguesa da unidade escolar onde o estudo foi realizado. Como fundamentação teórica, utilizamos as teorias de Street (1984), Soares (2002), Cosson (2014), Kleiman (1995), Magalhães (2012) entre outros. Em relação ao primeiro momento, observou-se que os docentes envolvidos no estudo não adotavam práticas visando ao letramento literário dos estudantes. No que tange ao segundo momento, percebeu-se que a professora colaboradora da pesquisa aprovou a prática de sequências básicas de letramento literário, demonstrando interesse em continuar adotando a prática em suas aulas. Os discentes do grupo estudado demonstraram entusiasmo em participar das leituras e discussões realizadas durante as oficinas de sequência básica de letramento literário.pt_BR
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