Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21833
Tipo: | Tese |
Título : | Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa |
Autor : | Souza, Andrea Moura da Costa |
Tutor: | Lima, Marcos Antônio Martins |
Palabras clave : | Programa CASa/UFC – Formação de Competências;Melhoria da Formação Docente;Teacher;Evaluation;Ensino superior – política de educação;Estágio Probatório |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | SOUZA, Andrea Moura da Costa. Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa. 2016.173f. - Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo geral do trabalho desta tese é avaliar as competências dos docentes em estágio probatório no programa CASa/, assim que suas ações formativas. Para isso, tomamos por base o modelo CIPP de Stufflebeam (2003) que faz referência ao contexto, aos insumos, ao processo e ao produto final. A pergunta norteadora é: existe um modelo de formação de competências predominante no programa CASa/UFC? O trabalho visa abordar uma proposta de espaço metodológico quadripolar, onde o campo científico é estruturado a partir de uma metodologia geral em quatro polos (Bruyne, Herman e Schoutheete, 1991). Optou-se nesta pesquisa guiar-se por pressupostos, seguindo ainda o pensamento bachelardiano. As técnicas de levantamento para a coleta de dados foram: a pesquisa bibliográfica, no qual foram utilizadas as teses, artigos, livros físicos e digitais, a pesquisa documental, a pesquisa ex-post facto, entrevista com roteiro semiestruturado, questionário. A análise dos dados será qualitativa e quantitativa com o uso do software SPSS. |
Abstract: | The general aim of this thesis is to evaluate the competences of the teachers undertaking the probationary phase of the project CASa/UFC, as well as their formative actions. For that, we had the pattern CIPP of Stufflebeam as a reference to the context, inputs, process and final product. Our leading question is: is there a pattern of formative competence in the project CASa/UFC? This work approaches a four-framed methodology, according to which the scientific field is structured (Bruyne, Herman e Schoutheete, 1991). Our research follows the theoretical presuppositions by Gaston Bachelard. The techniques of data collecting were: literature research, from which we made use of the thesis, articles, physical and digital books; the documental research; the ex-post facto research; the half-structured script interview and the quiz. The analysis of the data will be qualitative and quantitative with the use of the software SPSS. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21833 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tese_amcsouza.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.