Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21833
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Marcos Antônio Martins | - |
dc.contributor.author | Souza, Andrea Moura da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-27T14:07:25Z | - |
dc.date.available | 2017-01-27T14:07:25Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Andrea Moura da Costa. Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa. 2016.173f. - Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21833 | - |
dc.description.abstract | The general aim of this thesis is to evaluate the competences of the teachers undertaking the probationary phase of the project CASa/UFC, as well as their formative actions. For that, we had the pattern CIPP of Stufflebeam as a reference to the context, inputs, process and final product. Our leading question is: is there a pattern of formative competence in the project CASa/UFC? This work approaches a four-framed methodology, according to which the scientific field is structured (Bruyne, Herman e Schoutheete, 1991). Our research follows the theoretical presuppositions by Gaston Bachelard. The techniques of data collecting were: literature research, from which we made use of the thesis, articles, physical and digital books; the documental research; the ex-post facto research; the half-structured script interview and the quiz. The analysis of the data will be qualitative and quantitative with the use of the software SPSS. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Programa CASa/UFC – Formação de Competências | pt_BR |
dc.subject | Melhoria da Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Teacher | pt_BR |
dc.subject | Evaluation | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior – política de educação | pt_BR |
dc.subject | Estágio Probatório | pt_BR |
dc.title | Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo geral do trabalho desta tese é avaliar as competências dos docentes em estágio probatório no programa CASa/, assim que suas ações formativas. Para isso, tomamos por base o modelo CIPP de Stufflebeam (2003) que faz referência ao contexto, aos insumos, ao processo e ao produto final. A pergunta norteadora é: existe um modelo de formação de competências predominante no programa CASa/UFC? O trabalho visa abordar uma proposta de espaço metodológico quadripolar, onde o campo científico é estruturado a partir de uma metodologia geral em quatro polos (Bruyne, Herman e Schoutheete, 1991). Optou-se nesta pesquisa guiar-se por pressupostos, seguindo ainda o pensamento bachelardiano. As técnicas de levantamento para a coleta de dados foram: a pesquisa bibliográfica, no qual foram utilizadas as teses, artigos, livros físicos e digitais, a pesquisa documental, a pesquisa ex-post facto, entrevista com roteiro semiestruturado, questionário. A análise dos dados será qualitativa e quantitativa com o uso do software SPSS. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tese_amcsouza.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.