Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21267
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional
Título em inglês: Learning assessment and educational planning: what do pedagogues and teachers reveal about discussions and reflections done within professional development programs?
Autor(es): Zanon, Denise Puglia
Kailer, Elismara Zaias
Althaus, Maiza Taques Margraf
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional;Avaliação da aprendizagem;Planejamento didático
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: Zanon, D. P.; Kailer, E. Z.; Althaus, M. T. M. (2016)
Resumo: Atualmente, observa-se uma preocupação acentuada no que respeita à formação de professores atuantes na educação básica. Mediante esta consideração, no presente artigo, desenvolveu-se um estudo sobre uma proposta de curso organizado para um grupo de pedagogos e professores atuantes na rede pública estadual de ensino do Paraná. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as possíveis contribuições dos debates sobre planejamento e avaliação do processo ensino-aprendizagem para a prática pedagógica de professores e pedagogos participantes desse curso no contexto do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Os autores que embasaram a discussão das temáticas foram estes: Dias Sobrinho (2003), Saviani (2010), Vasconcellos (2006), Veiga (2008), Luckesi (2011), Masetto (1997), Sousa (2007), dentre outros. A metodologia utilizada neste trabalho foi qualitativa, e, como procedimento, utilizou-se a aplicação de questionário a pedagogos e professores que participaram do referido curso. Sobre os resultados, identificou-se, nos registros dos interlocutores, o reconhecimento da pertinência do curso no processo de desenvolvimento profissional, bem como a valorização da proposição e dos encaminhamentos que privilegiam a relação teórico-prática.
Abstract: Currently, there are a lot of concerns regarding the education of teachers who work with the elementary education. For this, we present, in this paper, the analysis of the proposal of a course organized by a group of pedagogues and teachers who work for public schools in the state of Paraná (Brazil). So, we reflect on the possible contributions that the discussion about educational planning and education assessment can bring to the teachers’ practice, especially those teachers who participate in the course concerning the PDE. The authors that supported this reflection were Days Nephew (2003), Saviani (2010), Vasconcellos (2006), Veiga (2008), Luckesi (2011), Masetto (1997), Sousa (2007), among others. Through a qualitative approach, we used questionnaires with teachers and pedagogues who participated in that course. As a result of the analysis, we realized that the subjects think of the course as worthy and relevant for their professional development process, especially when the discussions boost the relationship between theory and practice.
Descrição: ZANON, Denise Puglia; KAILER, Elismara Zaias; ALTHAUS, Maiza Taques Margraf. Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 44-56, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21267
ISSN: 2526-0847 (online)
0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_dpzanon.pdf235,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.