Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21267
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Zanon, Denise Puglia | - |
dc.contributor.author | Kailer, Elismara Zaias | - |
dc.contributor.author | Althaus, Maiza Taques Margraf | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-13T12:31:07Z | - |
dc.date.available | 2016-12-13T12:31:07Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Zanon, D. P.; Kailer, E. Z.; Althaus, M. T. M. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-0847 (online) | - |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21267 | - |
dc.description | ZANON, Denise Puglia; KAILER, Elismara Zaias; ALTHAUS, Maiza Taques Margraf. Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 44-56, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Currently, there are a lot of concerns regarding the education of teachers who work with the elementary education. For this, we present, in this paper, the analysis of the proposal of a course organized by a group of pedagogues and teachers who work for public schools in the state of Paraná (Brazil). So, we reflect on the possible contributions that the discussion about educational planning and education assessment can bring to the teachers’ practice, especially those teachers who participate in the course concerning the PDE. The authors that supported this reflection were Days Nephew (2003), Saviani (2010), Vasconcellos (2006), Veiga (2008), Luckesi (2011), Masetto (1997), Sousa (2007), among others. Through a qualitative approach, we used questionnaires with teachers and pedagogues who participated in that course. As a result of the analysis, we realized that the subjects think of the course as worthy and relevant for their professional development process, especially when the discussions boost the relationship between theory and practice. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Planejamento didático | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Atualmente, observa-se uma preocupação acentuada no que respeita à formação de professores atuantes na educação básica. Mediante esta consideração, no presente artigo, desenvolveu-se um estudo sobre uma proposta de curso organizado para um grupo de pedagogos e professores atuantes na rede pública estadual de ensino do Paraná. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as possíveis contribuições dos debates sobre planejamento e avaliação do processo ensino-aprendizagem para a prática pedagógica de professores e pedagogos participantes desse curso no contexto do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Os autores que embasaram a discussão das temáticas foram estes: Dias Sobrinho (2003), Saviani (2010), Vasconcellos (2006), Veiga (2008), Luckesi (2011), Masetto (1997), Sousa (2007), dentre outros. A metodologia utilizada neste trabalho foi qualitativa, e, como procedimento, utilizou-se a aplicação de questionário a pedagogos e professores que participaram do referido curso. Sobre os resultados, identificou-se, nos registros dos interlocutores, o reconhecimento da pertinência do curso no processo de desenvolvimento profissional, bem como a valorização da proposição e dos encaminhamentos que privilegiam a relação teórico-prática. | pt_BR |
dc.title.en | Learning assessment and educational planning: what do pedagogues and teachers reveal about discussions and reflections done within professional development programs? | pt_BR |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_art_dpzanon.pdf | 235,42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.