Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21163
Tipo: | Dissertação |
Título : | Currículo e formação integral do estudante no cotidiano escolar |
Título en inglés: | Curriculum and integral training of the student in the daily school life |
Autor : | Silva, Angelina do Nascimento |
Tutor: | Barguil, Paulo Meireles |
Palabras clave : | School routine;Evaluation;Ensino Fundamental - 5ª a 8ª – Currículo;Planejamento do currículo |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | Silva, A. N.; Barguil, P. M. (2016) |
Resumen en portugués brasileño: | O currículo se caracteriza pela socialização, no cotidiano da escola, de valores e conteúdos considerados desejáveis à aprendizagem do estudante. É nessa perspectiva que foram investigados o cotidiano de uma escola, entendido como currículo, do sistema municipal de ensino de Cascavel-CE, tendo como objetivo principal identificar práticas cotidianas vivenciadas na comunidade escolar que contribuem no processo de desenvolvimento integral do educando. Foram realizadas observações no espaço escolar e registros no diário de campo com o intuito de compreender como os professores e estudantes se relacionam em suas práticas cotidianas e como essas vivências impactam na vida dos discentes. Os autores que contribuíram no referencial teórico, que pesquisam sobre Currículo, Avaliação e Cotidiano Escolar, foram: Armstrong (2008), Barguil (2000, 2006), Esteban (2003), Freire (1996), Goodson (1995), McLaren (1977, 1991), Pacheco (1996), Sacristán (1998), Santomé (1995), Saul (1995), Senge (2005), Sibilia (2012), Silva (2009) dentre outros. A pesquisa foi de natureza qualitativa e quantitativa, com estratégia metodológica de Estudo de Caso. Participaram da investigação três professoras do 5º ano do Ensino Fundamental e os estudantes do 5º ano de uma escola no município de Cascavel. Para que os dados fossem gerados, utilizamos como instrumentos a aplicação de questionários aos discentes, entrevistas semiestruturadas com os professores e a observação participante, com registro em diário de campo. No que concerne às práticas pedagógicas tecidas no cotidiano escolar na sala de aula, constatamos a predominância da abordagem do conteúdo de uma forma tradicional, a qual não favorece o desenvolvimento de aspectos motores e afetivos, tão somente os cognitivos. Dentro de suas condições materiais, a escola busca formar o indivíduo para o exercício da cidadania, pautando-se em princípios cristãos da generosidade, igualdade, justiça, cooperação e do respeito. |
Descripción : | SILVA, Angelina do Nascimento. Currículo e formação integral do estudante no cotidiano escolar. 2016. 189f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21163 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_dis_ansilva.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.