Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21163
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarguil, Paulo Meireles-
dc.contributor.authorSilva, Angelina do Nascimento-
dc.date.accessioned2016-11-25T13:52:42Z-
dc.date.available2016-11-25T13:52:42Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSilva, A. N.; Barguil, P. M. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21163-
dc.descriptionSILVA, Angelina do Nascimento. Currículo e formação integral do estudante no cotidiano escolar. 2016. 189f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSchool routinept_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental - 5ª a 8ª – Currículopt_BR
dc.subjectPlanejamento do currículopt_BR
dc.titleCurrículo e formação integral do estudante no cotidiano escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO currículo se caracteriza pela socialização, no cotidiano da escola, de valores e conteúdos considerados desejáveis à aprendizagem do estudante. É nessa perspectiva que foram investigados o cotidiano de uma escola, entendido como currículo, do sistema municipal de ensino de Cascavel-CE, tendo como objetivo principal identificar práticas cotidianas vivenciadas na comunidade escolar que contribuem no processo de desenvolvimento integral do educando. Foram realizadas observações no espaço escolar e registros no diário de campo com o intuito de compreender como os professores e estudantes se relacionam em suas práticas cotidianas e como essas vivências impactam na vida dos discentes. Os autores que contribuíram no referencial teórico, que pesquisam sobre Currículo, Avaliação e Cotidiano Escolar, foram: Armstrong (2008), Barguil (2000, 2006), Esteban (2003), Freire (1996), Goodson (1995), McLaren (1977, 1991), Pacheco (1996), Sacristán (1998), Santomé (1995), Saul (1995), Senge (2005), Sibilia (2012), Silva (2009) dentre outros. A pesquisa foi de natureza qualitativa e quantitativa, com estratégia metodológica de Estudo de Caso. Participaram da investigação três professoras do 5º ano do Ensino Fundamental e os estudantes do 5º ano de uma escola no município de Cascavel. Para que os dados fossem gerados, utilizamos como instrumentos a aplicação de questionários aos discentes, entrevistas semiestruturadas com os professores e a observação participante, com registro em diário de campo. No que concerne às práticas pedagógicas tecidas no cotidiano escolar na sala de aula, constatamos a predominância da abordagem do conteúdo de uma forma tradicional, a qual não favorece o desenvolvimento de aspectos motores e afetivos, tão somente os cognitivos. Dentro de suas condições materiais, a escola busca formar o indivíduo para o exercício da cidadania, pautando-se em princípios cristãos da generosidade, igualdade, justiça, cooperação e do respeito.pt_BR
dc.title.enCurriculum and integral training of the student in the daily school lifept_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_ansilva.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.