Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20956
Type: Artigo de Evento
Title: A contribuição da escola para a formação de estratégias de enfrentamento da tensão psíquica
Authors: Sales, Elainy Cristine Silva
Bezerra, Isabeau Cristina de Sousa
Keywords: Coping;Estratégias de enfrentamento;Tensão estudantil
Issue Date: 2011
Publisher: 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
Citation: SALES, Elainy Cristine Silva; BEZERRA, Isabeau Cristina de Sousa. A contribuição da escola para a formação de estratégias de enfrentamento da tensão psíquica. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.1-10
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente artigo tem a intenção de abordar a temática do coping, palavra inglesa que significa enfrentamento e que seria o esforço consciente para superar alguma situação adversa, de dano, ameaça ou desafio. A escola, enquanto instituição reguladora, com dever de proteger e ao mesmo tempo impor autoridade, é um ambiente em que deveria ser criada a possibilidade para que o sujeito consiga administrar de forma coerente o fator causador do estresse, ao invés de tentar controlar, dominar, ou mesmo ignorar sua existência. A escola tem papel fundamental a partir do momento em que é ela a formadora tanto de professores quanto de alunos e deve trabalhar em projetos que conscientizem ambos da importância dessas estratégias. O material utilizado será a avaliação dos questionários aplicados a alunos de uma escola pública de ensino profissionalizante de Fortaleza e a análise de referências bibliográficas correspondentes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20956
ISSN: 2177-7624
Appears in Collections:CH - Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_eve_ecssalesicsousa.pdf100,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.