Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20956
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sales, Elainy Cristine Silva | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Isabeau Cristina de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-10T11:18:05Z | - |
dc.date.available | 2016-11-10T11:18:05Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | SALES, Elainy Cristine Silva; BEZERRA, Isabeau Cristina de Sousa. A contribuição da escola para a formação de estratégias de enfrentamento da tensão psíquica. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.1-10 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-7624 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20956 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos | pt_BR |
dc.subject | Coping | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de enfrentamento | pt_BR |
dc.subject | Tensão estudantil | pt_BR |
dc.title | A contribuição da escola para a formação de estratégias de enfrentamento da tensão psíquica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo tem a intenção de abordar a temática do coping, palavra inglesa que significa enfrentamento e que seria o esforço consciente para superar alguma situação adversa, de dano, ameaça ou desafio. A escola, enquanto instituição reguladora, com dever de proteger e ao mesmo tempo impor autoridade, é um ambiente em que deveria ser criada a possibilidade para que o sujeito consiga administrar de forma coerente o fator causador do estresse, ao invés de tentar controlar, dominar, ou mesmo ignorar sua existência. A escola tem papel fundamental a partir do momento em que é ela a formadora tanto de professores quanto de alunos e deve trabalhar em projetos que conscientizem ambos da importância dessas estratégias. O material utilizado será a avaliação dos questionários aplicados a alunos de uma escola pública de ensino profissionalizante de Fortaleza e a análise de referências bibliográficas correspondentes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CH - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_eve_ecssalesicsousa.pdf | 100,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.