Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20826
Tipo: | Tese |
Título : | Dos fundamentos históricos- filosóficos à praxis educativa revolucionária em Gramsci |
Título en inglés: | Dei fontamenti storico-filosofiche a prassi educativi rivoluzionaria in Gramsci |
Autor : | Oliveira, Daniele Kelly Lima de |
Tutor: | Jimenez, Maria Susana Vasconcelos |
Palabras clave : | Educação;Gramsci - Instrucione - Ontologia marxiana;Gramsci - Educação - Ontologia marxiana |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | Oliveira, D. K. L.; Jimenez, M. S. V. (2016) |
Resumen en portugués brasileño: | A presente tese, ancorada nos pressupostos da Ontologia marxiana-luckasiana, trata do estudo das bases histórico-filosóficas do pensamento de Gramsci, que dão sustentação a posterior análise acerca da categoria Educação na obra do pensador italiano, com vistas a um processo de emancipação humana. A pesquisa buscou rastrear a gênese e a processualidade do desenvolvimento intelectual de Gramsci. Primeiro, suas bases filosóficas, passando do meridionalismo, ao idealismo alemão e suas variações expressas no neo-hegelianismo italiano de caráter liberal em Croce e Gentile, para somente depois chegar ao marxismo. A base histórica foi recomposta tendo como pano de fundo as três primeiras Internacionais dos trabalhadores, com especial atenção à II Internacional, e os debates revisionistas e reformistas, que deram lugar a um novo cenário político, combatido por Gramsci e Lukács. Tal caminho, amparado nos fundamentos ontológicos de Marx, recuperados por Luckács, em sua Ontologia do ser social, nos deram elementos para análise da filosofia, práxis e educação na obra de Gramsci, com destaque para seus Escritos Políticos pré-carcerários e os Cadernos do Cárcere 10 – A filosofia de Benedetto Croce, o 11 – Introdução ao estudo da filosofia e o 12 – Os intelectuais e o princípio educativo. Jornalismo. |
Descripción : | OLIVEIRA, Daniele Kelly Lima de. Dos fundamentos histórico-filosóficos à práxis educativa revolucionária em Gramsci. 2016. 147f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20826 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tese_dkloliveira.pdf | 941,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.