Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19679
Tipo: Dissertação
Título : A arquitetura iconográfica dos altares dos terreiros de umbanda em Caucaia e Fortaleza no Ceará: uma prática arte-educadora multicultural
Título en inglés: The iconographic architecture of the altares umbanda temples in Caucaia and Fortaleza in Ceará: a practical art-educator multicultural
Autor : Araújo, Sheilla Sousa
Tutor: Cunha Júnior, Henrique Antunes
Palabras clave : Templos de Umbanda - Fortaleza (CE);Ensino da arte;Imagens e ídolos na Umbanda;Signos (Umbanda);Arts Education;Umbanda
Fecha de publicación : 2015
Citación : ARAÚJO, Sheilla Sousa. A arquitetura iconográfica dos altares dos terreiros de umbanda em Caucaia e Fortaleza no Ceará: uma prática arte-educadora multicultural. 2015. 87f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho de pesquisa tem como objeto de estudo os altares de Umbandade Caucaia e Fortaleza como compreensão da transposição didática para o ensino da arte, utilizando o registro fotográfico. Realizei o registro de 17 altares, onde trabalho as definições, partes teóricas e; sobre os quais desenvolvo as análises; completando com a proposta didática para o ensino da arte. Estou inserida na linha metodológica da africanidade e da afrodescendência, portanto, início com o memorial de minha história de vida e da inserção na temática da Umbanda, dos seus símbolos e práticas como religião afro brasileira; Para o conhecimento artístico, para o tratamento didático (metodologias para o ensino das artes negras brasileiras) e para os sistemas de avaliação próprios, já definidos e contemplados á partir da lei 10.639/03. O presente tem o objetivo de subsidiar os professores e as escolas no desenvolvimento e na aprendizagem do educando em uma nova concepção multicultural para o ensino da disciplina de educação artística em um conceito interdisciplinar.
Abstract: This research aims to study the Umbanda altars of Caucaia and Fortaleza as part of the didactic transposition into art schools, using the photographic record. Realized a record of 17 altars, work settings, and theoretical parts; on which develop the analyzes; completing with the didactic proposal for the teaching of art. I am inserted into the methodological approach of Africanity and afrodescendência therefore start with the memorial of my life story and inserting the theme of Umbanda, its symbols and practices as Brazilian african religion; For artistic knowledge, for didactic treatment (methods for teaching of Brazilian black arts) and for own evaluation systems, as defined and contemplated will from the Law 10.639 / 03. This aims to support teachers and schools in developing and educating learning in a new multicultural design for the teaching of arts education discipline in an interdisciplinary concept.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19679
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_dis_ssaraújo.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.