Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19660| Tipo: | Artigo de Evento |
| Título: | A notícia de jornal no livro didático: uma análise na perspectiva de gêneros |
| Autor(es): | Belini, Raimunda Gomes de Carvalho Sousa, Maria Margarete Fernandes de |
| Palavras-chave: | Gênero;Notícia;Livro didático |
| Data do documento: | 2012 |
| Instituição/Editor/Publicador: | REALIZE |
| Citação: | BELINI, Raimunda Gomes de Carvalho; SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. A notícia de jornal no livro didático: uma análise na perspectiva de gêneros. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 4., 2012, Parnaíba. Anais... Campina Grande: REALIZE, 2012, p. 1-15. |
| Resumo: | Este artigo tem como objeto de estudo o gênero notícia apresentado no livro didático, cujo objetivo é investigar o gênero notícia no livro didático, analisando as atividades didáticas propostas ao ensino desse gênero a partir desse instrumento. Trata-se de um estudo interpretativo descrito de dois livros didáticos da 1º série do Ensino Médio, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático: o livro “Português: contexto, interlocução e sentido”, de autoria de ABAURRE, Maria Luiza M., ABAURRE, Maria Bernadete M. e PONTARA, Marcela, editado e publicado em 2010, pela Moderna; e o livro “Ser Protagonista”, de autoria de Ricardo Gonçalves Barreto, editado e publicado em 2010, pelas Edições SM. Os resultados descrevem que se fazem necessárias maiores pesquisas relacionadas a essa temática que possam subsidiar o ensino de línguas em termos de descrições e análises dos gêneros jornalísticos como a notícia, que constituem práticas discursivas contemporâneas que integram diretamente a vida dos mais diversos indivíduos. |
| URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19660 |
| ISSN: | 2316-1086 |
| Aparece nas coleções: | DLV - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2012_eve_rgcbelini.pdf | 185,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.