Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19660
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A notícia de jornal no livro didático: uma análise na perspectiva de gêneros |
Authors: | Belini, Raimunda Gomes de Carvalho Sousa, Maria Margarete Fernandes de |
Keywords: | Gênero;Notícia;Livro didático |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | REALIZE |
Citation: | BELINI, Raimunda Gomes de Carvalho; SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. A notícia de jornal no livro didático: uma análise na perspectiva de gêneros. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 4., 2012, Parnaíba. Anais... Campina Grande: REALIZE, 2012, p. 1-15. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo tem como objeto de estudo o gênero notícia apresentado no livro didático, cujo objetivo é investigar o gênero notícia no livro didático, analisando as atividades didáticas propostas ao ensino desse gênero a partir desse instrumento. Trata-se de um estudo interpretativo descrito de dois livros didáticos da 1º série do Ensino Médio, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático: o livro “Português: contexto, interlocução e sentido”, de autoria de ABAURRE, Maria Luiza M., ABAURRE, Maria Bernadete M. e PONTARA, Marcela, editado e publicado em 2010, pela Moderna; e o livro “Ser Protagonista”, de autoria de Ricardo Gonçalves Barreto, editado e publicado em 2010, pelas Edições SM. Os resultados descrevem que se fazem necessárias maiores pesquisas relacionadas a essa temática que possam subsidiar o ensino de línguas em termos de descrições e análises dos gêneros jornalísticos como a notícia, que constituem práticas discursivas contemporâneas que integram diretamente a vida dos mais diversos indivíduos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19660 |
ISSN: | 2316-1086 |
Appears in Collections: | DLV - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_rgcbelini.pdf | 185,44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.