Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19127
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente |
Autor : | Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga Peixoto, Camila Maria Marques |
Palabras clave : | Formação de Professores;Agir humano;Tipos de discurso;Figuras de ação;Leitura |
Fecha de publicación : | 2011 |
Editorial : | Scripta |
Citación : | Leurquin, E. V. L. F.; Peixoto, C. M. M. (2011) |
Resumen en portugués brasileño: | Investigamos as representações do papel do professor, expressas em seu dizer, em um dos encontros de formação de educadores, desenvolvido pelo grupo GEPLA, no ProJovem Urbano em Fortaleza. Utilizamos categorias de análise do quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), privilegiando, principalmente, as figuras da ação (BULEA, 2010) e os tipos de discurso. Essas figuras, mobilizadas pelos professores, dão forma ao trabalho de ressignificação do seu papel e têm estreita relação com os tipos de discurso. Atentamos para a formação linguística das categorias, procedimento essencial para posteriores interpretações. Constatamos a predominância da ação definição e do discurso teórico-interativo. |
Descripción : | LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PEIXOTO, Camila Maria Marques. A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente. Scripta, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 83-102, jan./jun. 2011. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19127 |
ISSN : | 2358-3428 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_art_evlfleurquin.pdf | 451,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.