Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19127
Type: Artigo de Periódico
Title: A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente
Authors: Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Peixoto, Camila Maria Marques
Keywords: Formação de Professores;Agir humano;Tipos de discurso;Figuras de ação;Leitura
Issue Date: 2011
Publisher: Scripta
Citation: Leurquin, E. V. L. F.; Peixoto, C. M. M. (2011)
Abstract in Brazilian Portuguese: Investigamos as representações do papel do professor, expressas em seu dizer, em um dos encontros de formação de educadores, desenvolvido pelo grupo GEPLA, no ProJovem Urbano em Fortaleza. Utilizamos categorias de análise do quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), privilegiando, principalmente, as figuras da ação (BULEA, 2010) e os tipos de discurso. Essas figuras, mobilizadas pelos professores, dão forma ao trabalho de ressignificação do seu papel e têm estreita relação com os tipos de discurso. Atentamos para a formação linguística das categorias, procedimento essencial para posteriores interpretações. Constatamos a predominância da ação definição e do discurso teórico-interativo.
Description: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PEIXOTO, Camila Maria Marques. A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente. Scripta, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 83-102, jan./jun. 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19127
ISSN: 2358-3428
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_art_evlfleurquin.pdf451,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.