Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19127
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente |
Authors: | Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga Peixoto, Camila Maria Marques |
Keywords: | Formação de Professores;Agir humano;Tipos de discurso;Figuras de ação;Leitura |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Scripta |
Citation: | Leurquin, E. V. L. F.; Peixoto, C. M. M. (2011) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Investigamos as representações do papel do professor, expressas em seu dizer, em um dos encontros de formação de educadores, desenvolvido pelo grupo GEPLA, no ProJovem Urbano em Fortaleza. Utilizamos categorias de análise do quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), privilegiando, principalmente, as figuras da ação (BULEA, 2010) e os tipos de discurso. Essas figuras, mobilizadas pelos professores, dão forma ao trabalho de ressignificação do seu papel e têm estreita relação com os tipos de discurso. Atentamos para a formação linguística das categorias, procedimento essencial para posteriores interpretações. Constatamos a predominância da ação definição e do discurso teórico-interativo. |
Description: | LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PEIXOTO, Camila Maria Marques. A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente. Scripta, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 83-102, jan./jun. 2011. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19127 |
ISSN: | 2358-3428 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011_art_evlfleurquin.pdf | 451,66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.