Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19127
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente |
Autor(es): | Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga Peixoto, Camila Maria Marques |
Palavras-chave: | Formação de Professores;Agir humano;Tipos de discurso;Figuras de ação;Leitura |
Data do documento: | 2011 |
Instituição/Editor/Publicador: | Scripta |
Citação: | Leurquin, E. V. L. F.; Peixoto, C. M. M. (2011) |
Resumo: | Investigamos as representações do papel do professor, expressas em seu dizer, em um dos encontros de formação de educadores, desenvolvido pelo grupo GEPLA, no ProJovem Urbano em Fortaleza. Utilizamos categorias de análise do quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), privilegiando, principalmente, as figuras da ação (BULEA, 2010) e os tipos de discurso. Essas figuras, mobilizadas pelos professores, dão forma ao trabalho de ressignificação do seu papel e têm estreita relação com os tipos de discurso. Atentamos para a formação linguística das categorias, procedimento essencial para posteriores interpretações. Constatamos a predominância da ação definição e do discurso teórico-interativo. |
Descrição: | LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PEIXOTO, Camila Maria Marques. A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente. Scripta, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 83-102, jan./jun. 2011. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19127 |
ISSN: | 2358-3428 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_art_evlfleurquin.pdf | 451,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.