Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17495
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Contribuições da psicologia para a proposta construtivista de ensino-aprendizagem
Autor : Andrade, Edson Francisco
Palabras clave : Construtivismo;Sócio-interacionismo;Interdisciplinaridade;Protagonismo discente
Fecha de publicación : 2010
Editorial : Revista de Psicologia
Citación : ANDRADE, Edson Francisco. Contribuições da psicologia para a proposta construtivista de ensino-aprendizagem. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 130-141, jan./jun. 2010.
Resumen en portugués brasileño: O artigo analisa as concepções particulares, defendidas tanto por profissionais da educação (em suas posições individuais) como por instituições de ensino, no entorno da proposta construtivista de ensino-aprendizagem. Em confronto com as acepções tomadas particularmente sobre o tema, apresenta-se elementos substanciais, retirados do cerne das obras de Lev Vygotsky e Jean Piaget, com o propósito de colocar em evidência o sentido e o significado da relação sujeito/meio ambiente no processo de construção do conhecimento.
Abstract: The article analyzes the particular conceptions, defended in such a way for professionals of the education (in its individual position) as for education institutions, when they are mentioned the teach-learning proposal constructivist. In confrontation with the meanings taken particularly on the subject, one presents substantial elements, removed of essence of the workmanships of Lev Vygotsky and Jean Piaget, with the intention to place in evidence the direction and meaning of the subject relation environment in the process of construction of the knowledge.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17495
ISSN : 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_art_efandrade.pdf322,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.