Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17495
Type: Artigo de Periódico
Title: Contribuições da psicologia para a proposta construtivista de ensino-aprendizagem
Authors: Andrade, Edson Francisco
Keywords: Construtivismo;Sócio-interacionismo;Interdisciplinaridade;Protagonismo discente
Issue Date: 2010
Publisher: Revista de Psicologia
Citation: ANDRADE, Edson Francisco. Contribuições da psicologia para a proposta construtivista de ensino-aprendizagem. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 130-141, jan./jun. 2010.
Abstract in Brazilian Portuguese: O artigo analisa as concepções particulares, defendidas tanto por profissionais da educação (em suas posições individuais) como por instituições de ensino, no entorno da proposta construtivista de ensino-aprendizagem. Em confronto com as acepções tomadas particularmente sobre o tema, apresenta-se elementos substanciais, retirados do cerne das obras de Lev Vygotsky e Jean Piaget, com o propósito de colocar em evidência o sentido e o significado da relação sujeito/meio ambiente no processo de construção do conhecimento.
Abstract: The article analyzes the particular conceptions, defended in such a way for professionals of the education (in its individual position) as for education institutions, when they are mentioned the teach-learning proposal constructivist. In confrontation with the meanings taken particularly on the subject, one presents substantial elements, removed of essence of the workmanships of Lev Vygotsky and Jean Piaget, with the intention to place in evidence the direction and meaning of the subject relation environment in the process of construction of the knowledge.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17495
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_art_efandrade.pdf322,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.