Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17346
Tipo: Artigo de Periódico
Título : O ensino da leitura focalizando o processo: relato de uma experiência
Autor : Rocha, Iúta Lerche Vieira
Palabras clave : Processo de leitura;Texto;Cognição
Fecha de publicación : 1987
Editorial : Revista de Letras
Citación : Rocha, I. L. V. (1987)
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho resultou de uma experiência didática conduzida com dezessete estagiários de Prática de Ensino de Língua Portuguesa do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará, em setembro de 1986. Objetivando levar os alunos a uma compreensão direta do processo de ler, a fim de instrumentá-los para um trabalho produtivo perante o texto, foi montada uma tarefa voltada para a observação da leitura enquanto processo. Ora, o alvo das preocupações docentes em geral é o produto da leitura, ou seja, a manifestação daquilo que foi apreendido pelo sujeito, quer em forma de relato, ou de respostas a perguntas sobre o conteúdo do texto. Neste caso, as estratégias de leitura empregadas pelos leitores, o processamento cognitivo do texto como um todo significativo, que importam muito mais para a compreensão que a manifestação de habilidades de leitura, são deixadas em segundo plano, ou nem mesmo são abordadas. Ainda que muitos alunos desenvolvam uma leitura compreensiva ao longo de suas atividades como participantes de uma sociedade letrada, não se pode afirmar que isso se deva à Intervenção da escola. Basta considerar a grande maioria que é deixada à margem e, mesmo dentro de instituições educativas, continua lendo sem compreender o que lê. Assim é que as pesquisas e estudos atuais sobre o assunto têm se voltado para a focalização do processo. E esta também deveria ser e preocupação dominante no ensino da leitura, sob pena de o sujeito permanecer prisioneiro de estratégias de leitura inadequadas ou de o processo de ler prosseguir sendo tratado na escola como uma misteriosa "caixa preta"...
Descripción : ROCHA, Iúta Lerche Vieira. O ensino da leitura focalizando o processo: relato de uma experiência. Revista de Letras, Fortaleza, v. 12, n. 1/2, p. 121-143, jan./dez. 1987.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17346
ISSN : 0101-8051
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1987_art_ilvrocha.pdf3,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.