Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Iúta Lerche Vieira-
dc.date.accessioned2016-06-02T11:40:27Z-
dc.date.available2016-06-02T11:40:27Z-
dc.date.issued1987-
dc.identifier.citationRocha, I. L. V. (1987)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17346-
dc.descriptionROCHA, Iúta Lerche Vieira. O ensino da leitura focalizando o processo: relato de uma experiência. Revista de Letras, Fortaleza, v. 12, n. 1/2, p. 121-143, jan./dez. 1987.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso de leiturapt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.titleO ensino da leitura focalizando o processo: relato de uma experiênciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho resultou de uma experiência didática conduzida com dezessete estagiários de Prática de Ensino de Língua Portuguesa do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará, em setembro de 1986. Objetivando levar os alunos a uma compreensão direta do processo de ler, a fim de instrumentá-los para um trabalho produtivo perante o texto, foi montada uma tarefa voltada para a observação da leitura enquanto processo. Ora, o alvo das preocupações docentes em geral é o produto da leitura, ou seja, a manifestação daquilo que foi apreendido pelo sujeito, quer em forma de relato, ou de respostas a perguntas sobre o conteúdo do texto. Neste caso, as estratégias de leitura empregadas pelos leitores, o processamento cognitivo do texto como um todo significativo, que importam muito mais para a compreensão que a manifestação de habilidades de leitura, são deixadas em segundo plano, ou nem mesmo são abordadas. Ainda que muitos alunos desenvolvam uma leitura compreensiva ao longo de suas atividades como participantes de uma sociedade letrada, não se pode afirmar que isso se deva à Intervenção da escola. Basta considerar a grande maioria que é deixada à margem e, mesmo dentro de instituições educativas, continua lendo sem compreender o que lê. Assim é que as pesquisas e estudos atuais sobre o assunto têm se voltado para a focalização do processo. E esta também deveria ser e preocupação dominante no ensino da leitura, sob pena de o sujeito permanecer prisioneiro de estratégias de leitura inadequadas ou de o processo de ler prosseguir sendo tratado na escola como uma misteriosa "caixa preta"...pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_ilvrocha.pdf3,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.