Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17346
Type: Artigo de Periódico
Title: O ensino da leitura focalizando o processo: relato de uma experiência
Authors: Rocha, Iúta Lerche Vieira
Keywords: Processo de leitura;Texto;Cognição
Issue Date: 1987
Publisher: Revista de Letras
Citation: Rocha, I. L. V. (1987)
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho resultou de uma experiência didática conduzida com dezessete estagiários de Prática de Ensino de Língua Portuguesa do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará, em setembro de 1986. Objetivando levar os alunos a uma compreensão direta do processo de ler, a fim de instrumentá-los para um trabalho produtivo perante o texto, foi montada uma tarefa voltada para a observação da leitura enquanto processo. Ora, o alvo das preocupações docentes em geral é o produto da leitura, ou seja, a manifestação daquilo que foi apreendido pelo sujeito, quer em forma de relato, ou de respostas a perguntas sobre o conteúdo do texto. Neste caso, as estratégias de leitura empregadas pelos leitores, o processamento cognitivo do texto como um todo significativo, que importam muito mais para a compreensão que a manifestação de habilidades de leitura, são deixadas em segundo plano, ou nem mesmo são abordadas. Ainda que muitos alunos desenvolvam uma leitura compreensiva ao longo de suas atividades como participantes de uma sociedade letrada, não se pode afirmar que isso se deva à Intervenção da escola. Basta considerar a grande maioria que é deixada à margem e, mesmo dentro de instituições educativas, continua lendo sem compreender o que lê. Assim é que as pesquisas e estudos atuais sobre o assunto têm se voltado para a focalização do processo. E esta também deveria ser e preocupação dominante no ensino da leitura, sob pena de o sujeito permanecer prisioneiro de estratégias de leitura inadequadas ou de o processo de ler prosseguir sendo tratado na escola como uma misteriosa "caixa preta"...
Description: ROCHA, Iúta Lerche Vieira. O ensino da leitura focalizando o processo: relato de uma experiência. Revista de Letras, Fortaleza, v. 12, n. 1/2, p. 121-143, jan./dez. 1987.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17346
ISSN: 0101-8051
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1987_art_ilvrocha.pdf3,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.