Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16809
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Contribuições psicolinguísticas para o ensino de língua portuguesa
Autor : Plantin, Rosemeire Selma Monteiro
Palabras clave : Literatura;Psicolinguísticas;Leitura e escrita
Fecha de publicación : 1997
Editorial : Revista de Letras
Citación : Plantin, R. S. M. (1997)
Resumen en portugués brasileño: Este artigo apresenta algumas considerações acerca do ensino de língua materna numa perspectiva psicolingüística, levando em conta o papel a ser desempenhado pelo professor e também pelo livro didático. As sugestões de conteúdos propostos para serem abordados referem-se às séries iniciais do primeiro grau, período em que a criança que já domina a linguagem verbal, pelo menos para o atendimento de suas necessidades básicas, passa pela experiência de aprendizagem do código escrito. Esta transformação é profundamente marcada pelas necessidades sociais da leitura e da escrita em uma sociedade letrada e tecnológica como esta em que vivemos.
Abstract: From a psycholinguistic perspective this paper presents some considerations for the teaching of native language in primary schools. It is also concerned with the role which teachers and texbooks must play in the process of literacy, taking into consideration that this process is complete when the learner reads, writes and has competence to judce everything he reads and writes, in a literate and technological society like ours.
Descripción : PLANTIN, Rosemeire Selma Monteiro. Contribuições psicolinguísticas para o ensino de língua portuguesa. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 19, n. 1/2, p. 60-63, jan./dez. 1997.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16809
ISSN : 0101-8051
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1997_art_rsmonteiro.pdf35,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.