Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16809
Type: Artigo de Periódico
Title: Contribuições psicolinguísticas para o ensino de língua portuguesa
Authors: Plantin, Rosemeire Selma Monteiro
Keywords: Literatura;Psicolinguísticas;Leitura e escrita
Issue Date: 1997
Publisher: Revista de Letras
Citation: Plantin, R. S. M. (1997)
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo apresenta algumas considerações acerca do ensino de língua materna numa perspectiva psicolingüística, levando em conta o papel a ser desempenhado pelo professor e também pelo livro didático. As sugestões de conteúdos propostos para serem abordados referem-se às séries iniciais do primeiro grau, período em que a criança que já domina a linguagem verbal, pelo menos para o atendimento de suas necessidades básicas, passa pela experiência de aprendizagem do código escrito. Esta transformação é profundamente marcada pelas necessidades sociais da leitura e da escrita em uma sociedade letrada e tecnológica como esta em que vivemos.
Abstract: From a psycholinguistic perspective this paper presents some considerations for the teaching of native language in primary schools. It is also concerned with the role which teachers and texbooks must play in the process of literacy, taking into consideration that this process is complete when the learner reads, writes and has competence to judce everything he reads and writes, in a literate and technological society like ours.
Description: PLANTIN, Rosemeire Selma Monteiro. Contribuições psicolinguísticas para o ensino de língua portuguesa. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 19, n. 1/2, p. 60-63, jan./dez. 1997.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16809
ISSN: 0101-8051
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1997_art_rsmonteiro.pdf35,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.