Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14609
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Evasão docente e abandono da profissão: um estudo com professores do magistério público do estado de São Paulo |
Autor : | Lapo, Flavinês Rebolo Bueno, Belmira Oliveira |
Palabras clave : | Trabalho docente;Evasão de professores;Insatisfação no trabalho |
Fecha de publicación : | 2001 |
Editorial : | Revista Educação em Debate |
Citación : | LAPO, Flavinês Rebolo; BUENO, Belmira Oliveira. Evasão docente e abandono da profissão: um estudo com professores do magistério público do estado de São Paulo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 23, v. 2, n. 42, p. 30-42, 2001. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente estudo objetiva delimitar e caracterizar os vários determinantes do fenômeno da evasão de professores da rede estadual de ensino de São Paulo. Identifica, para além dos baixos salários e da desvalorização do professor, outros fatores presentes nessa rede de conexões que chamamos de processo de abandono e que é formada durante a vida profissional do professor. Ao centralizar-se na análise das histórias de vida profissional de ex-professores, busca-se, para além dos motivos - que podem estar determinados tanto pelas condições externas quanto pelas disposições interna; do indivíduo ou, ainda, e mais provavelmente, por uma combinação de ambos - as formas como fatos e acontecimentos são percebidos e vivenciados por cada indivíduo e como se combinam dos mais diferentes modos para constituir o processo de abandono. |
Abstract: | This study is an effort to delimit and characterize various aspects of the phenomenon of teachers leaving the State schools of São Paulo, Brazil. It concludes that besides the low salaries and the little appreciation given to the teachers there are other factors that compose what the authors call the "process of abandonment". Based on an analysis of life histories of former teachers the suthors discovered that, besides immediate motives, teachers leave school because of the way they perceive the happenings of their professional lives. Thus, the factors which characterize the desertion process are related to work conditions offered by the educational system and school community to teachers, as well as teachers dispositions. their experiences, expectations and their life projects. In the end, the study presents the steps that constitute the process that leads teachers to leave State schools and even their careers. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14609 |
ISSN : | 0102-1117 (impresso) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2001_art_frlopo.pdf | 10,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.