Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14609
Type: Artigo de Periódico
Title: Evasão docente e abandono da profissão: um estudo com professores do magistério público do estado de São Paulo
Authors: Lapo, Flavinês Rebolo
Bueno, Belmira Oliveira
Keywords: Trabalho docente;Evasão de professores;Insatisfação no trabalho
Issue Date: 2001
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: LAPO, Flavinês Rebolo; BUENO, Belmira Oliveira. Evasão docente e abandono da profissão: um estudo com professores do magistério público do estado de São Paulo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 23, v. 2, n. 42, p. 30-42, 2001.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente estudo objetiva delimitar e caracterizar os vários determinantes do fenômeno da evasão de professores da rede estadual de ensino de São Paulo. Identifica, para além dos baixos salários e da desvalorização do professor, outros fatores presentes nessa rede de conexões que chamamos de processo de abandono e que é formada durante a vida profissional do professor. Ao centralizar-se na análise das histórias de vida profissional de ex-professores, busca-se, para além dos motivos - que podem estar determinados tanto pelas condições externas quanto pelas disposições interna; do indivíduo ou, ainda, e mais provavelmente, por uma combinação de ambos - as formas como fatos e acontecimentos são percebidos e vivenciados por cada indivíduo e como se combinam dos mais diferentes modos para constituir o processo de abandono.
Abstract: This study is an effort to delimit and characterize various aspects of the phenomenon of teachers leaving the State schools of São Paulo, Brazil. It concludes that besides the low salaries and the little appreciation given to the teachers there are other factors that compose what the authors call the "process of abandonment". Based on an analysis of life histories of former teachers the suthors discovered that, besides immediate motives, teachers leave school because of the way they perceive the happenings of their professional lives. Thus, the factors which characterize the desertion process are related to work conditions offered by the educational system and school community to teachers, as well as teachers dispositions. their experiences, expectations and their life projects. In the end, the study presents the steps that constitute the process that leads teachers to leave State schools and even their careers.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14609
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2001_art_frlopo.pdf10,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.