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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14567| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | A interferencialidade na relação com o saber e com a escola de professores e professoras em formação – pesquisa sociopoética |
| Autor(es): | Gauthier, Jacques Gauthier, Leliana de Sousa |
| Palavras-chave: | Pesquisa em educação;Sociopoética;Interferencialidade |
| Data do documento: | 2000 |
| Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
| Citação: | GAUTHIER, Jacques; GAUTHIER, Leliana de Sousa. A interferencialidade na relação com o saber e com a escola de professores e professoras em formação – pesquisa sociopoética. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 22, v. 2, n. 40, p. 60-72, 2000. |
| Resumo: | A noção de interferencialidade aparece como uma desterritorialização das referências na pesquisa em ciências da sociedade, que subverte até a noção de multirreferencialidade. A sociopoética, particularmente através do dispositivo do "grupo-pesquisador", é uma prática da pesquisa onde o conhecimento da realidade social, do sentido que os atores dão às suas práticas, é construido cooperativamente, tornando-se as pessoas alvo da pesquisa copesquisadoras. Os problemas são elaborados por fluxos e mudanças de fase que percorrem o grupo-pesquisador, conectando-se os seus membros em rede ou formando nuvens e plasmas. Este artigo mostra esses processos numa pesquisa desenvolvida em um centro baiano de formação de professores não licenciados, referente às suas complexas relações com o saber e com a escola. |
| Abstract: | The notion of intereferenciality is a desterritorialization of the referents in cientific researchs in sciences of the society, which contests the notion of multireferenciality. The sociopoetic approach, using the dispositive of the "searchinggroup", is a practice of researchs where the knowledge of the social reality, of the meaning that ators confere to theirs practices, is cooperativement elaborated - people object of the research becomes subject active, author of the research. The problems are elaborated through floods e changes of phases which go through the searching-group, when their members connect theirselves in a net ou form clouds and plasmas. This article studies these process in a research which occured in a bahian formation center of teachers without professional diplom, relacionated witn their complex relations with knowledge and school. |
| URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14567 |
| ISSN: | (0102-1117) Impresso |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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