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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A interferencialidade na relação com o saber e com a escola de professores e professoras em formação – pesquisa sociopoética
Autor(es): Gauthier, Jacques
Gauthier, Leliana de Sousa
Palavras-chave: Pesquisa em educação;Sociopoética;Interferencialidade
Data do documento: 2000
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: GAUTHIER, Jacques; GAUTHIER, Leliana de Sousa. A interferencialidade na relação com o saber e com a escola de professores e professoras em formação – pesquisa sociopoética. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 22, v. 2, n. 40, p. 60-72, 2000.
Resumo: A noção de interferencialidade aparece como uma desterritorialização das referências na pesquisa em ciências da sociedade, que subverte até a noção de multirreferencialidade. A sociopoética, particularmente através do dispositivo do "grupo-pesquisador", é uma prática da pesquisa onde o conhecimento da realidade social, do sentido que os atores dão às suas práticas, é construido cooperativamente, tornando-se as pessoas alvo da pesquisa copesquisadoras. Os problemas são elaborados por fluxos e mudanças de fase que percorrem o grupo-pesquisador, conectando-se os seus membros em rede ou formando nuvens e plasmas. Este artigo mostra esses processos numa pesquisa desenvolvida em um centro baiano de formação de professores não licenciados, referente às suas complexas relações com o saber e com a escola.
Abstract: The notion of intereferenciality is a desterritorialization of the referents in cientific researchs in sciences of the society, which contests the notion of multireferenciality. The sociopoetic approach, using the dispositive of the "searchinggroup", is a practice of researchs where the knowledge of the social reality, of the meaning that ators confere to theirs practices, is cooperativement elaborated - people object of the research becomes subject active, author of the research. The problems are elaborated through floods e changes of phases which go through the searching-group, when their members connect theirselves in a net ou form clouds and plasmas. This article studies these process in a research which occured in a bahian formation center of teachers without professional diplom, relacionated witn their complex relations with knowledge and school.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14567
ISSN: (0102-1117) Impresso
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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