Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14452
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Praticando valores culturais afrodescendentes na realidade educacional sergipana |
Autor : | Lima, Maria Batista Cunha Júnior, Henrique Antunes |
Palabras clave : | Culturas afrodescendentes;Afrodescendência e educação;Valores;Racismo;Sexismo;Machismo |
Fecha de publicación : | 2000 |
Editorial : | Revista Educação em Debate |
Citación : | LIMA, Maria Batista; CUNHA JÚNIOR, Henrique Antunes. Praticando valores culturais afrodescendentes na realidade educacional sergipana. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 1, n. 39, p. 125-129, 2000. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo trata da abordagem oficial dada no Estado de Sergipe (Brasil), às questões de etnia e gênero, assim como das omissões de tais conteúdos em seus programas educacionais. Constata a reprodução de tabus, agressões e silenciamentos, bem como a presença do machismo, do sexismo e do racismo. Conclui que se faz necessário singularizar tais questões, procurando fugir das formas universais e homogeneizantes. |
Abstract: | This article deals with the official approach in Sergipe State (Brazil) of the ethnic and gender questions, as well as of the omissions of such contents in their educational programs. It is clear from this the reproduction of taboos, aggressions and silence and the presence of machismo, sexism and racismo. It concludes that it is necessary to singularize such questions and not express universal and homogenic forms. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14452 |
ISSN : | 0102-1117 (impresso) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2000_art_mblima.pdf | 4,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.