Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14429
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Resenha de Iniciação científica: construindo o pensamento crítico |
Autor(es): | Dias, Ana Maria Iorio |
Palavras-chave: | Pensamento crítico;Formação de pesquisadores;Produção científica |
Data do documento: | 1999 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | DIAS, Ana Maria Iorio. Iniciação científica: construindo o pensamento crítico. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 190-191, 1999. Resenha da obra de: CALAZANS, Julieta (org.). Iniciação científica: construindo o pensamento crítico. São Paulo: Cortez, 1999, 183p. |
Resumo: | Trata-se de um livro que articula teoria e prática na formação de pesquisadores. São relatos de experiência e, ao mesmo tempo, reflexões teóricas sobre a produção de conhecimento científico, a partir de trabalhos de pesquisa sobre o cotidiano. São sete artigos, sete olhares (ou "múltiplos olhares", no dizer do professor Gaudêncio Frigotto, em sua apresentação) sobre a iniciação à pesquisa. Começando na ordem inversa, temos o artigo Iniciação científica: vocação de genialidades ou prática cultural?, de Rosa Maria das Neves (FE/UERJ e CECIERJ) e Siomara Borba Leite (FE/UERJ), que discute o tomar-se cientista, notadamente a partir dos programas de iniciação científica desenvolvidos por instituições de ensino e de pesquisa amparados por agências governamentais de desenvolvimento científico - afinal, seria esse "tomar-se cientista" uma "questão de vocação natural de indivíduos geniais ou um fato cultural" (p. 163)?... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14429 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1999_art_amidias.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.