Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14429
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Resenha de Iniciação científica: construindo o pensamento crítico
Autor : Dias, Ana Maria Iorio
Palabras clave : Pensamento crítico;Formação de pesquisadores;Produção científica
Fecha de publicación : 1999
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : DIAS, Ana Maria Iorio. Iniciação científica: construindo o pensamento crítico. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 190-191, 1999. Resenha da obra de: CALAZANS, Julieta (org.). Iniciação científica: construindo o pensamento crítico. São Paulo: Cortez, 1999, 183p.
Resumen en portugués brasileño: Trata-se de um livro que articula teoria e prática na formação de pesquisadores. São relatos de experiência e, ao mesmo tempo, reflexões teóricas sobre a produção de conhecimento científico, a partir de trabalhos de pesquisa sobre o cotidiano. São sete artigos, sete olhares (ou "múltiplos olhares", no dizer do professor Gaudêncio Frigotto, em sua apresentação) sobre a iniciação à pesquisa. Começando na ordem inversa, temos o artigo Iniciação científica: vocação de genialidades ou prática cultural?, de Rosa Maria das Neves (FE/UERJ e CECIERJ) e Siomara Borba Leite (FE/UERJ), que discute o tomar-se cientista, notadamente a partir dos programas de iniciação científica desenvolvidos por instituições de ensino e de pesquisa amparados por agências governamentais de desenvolvimento científico - afinal, seria esse "tomar-se cientista" uma "questão de vocação natural de indivíduos geniais ou um fato cultural" (p. 163)?...
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14429
ISSN : 0102-1117 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1999_art_amidias.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.