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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14365
Type: | Tese |
Title: | O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento |
Authors: | Teixeira, Jáderson Aguiar |
Advisor: | Albuquerque, Luiz Botelho |
Keywords: | Abordagem interdisciplinar do conhecimento;Música – Estudo e ensino;Música – Instrução e estudo;Teoria musical;Théorie et pratique musicale;Enseignement de la musique |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | www.teses.ufc.br |
Citation: | TEIXEIRA, Jáderson Aguiar. O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento. 2015. 164f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta tese procede da necessidade encontrada em minha dissertação de elaboração de materiais musicais e alternativas didáticas que integrem o aprendizado acadêmico de teoria musical a práticas baseadas fundamentalmente no repertório musical popular brasileiro. Nessa expectativa, o objetivo da presente pesquisa é apresentar experimentos de ensino que utilizam o solfejo e estimulam a produção de arranjos vinculando tais práticas a estudos de Harmonia e Contraponto. Procuro construir um referencial epistemológico que mostre novas concepções a respeito do valor da teoria musical no ensino de música, apresentar pesquisas recentes acerca de estratégias informais de aprendizagem musical replicáveis na licenciatura e refletir sobre o problema da aquisição de solfejo. Apresento concepções a respeito do conceito de interdisciplinaridade no grande campo da educação e pesquisas interdisciplinares atuais envolvendo estudos musicais. Proponho os experimentos didáticos interdisciplinares e mostro como o uso desses experimentos produziram modificações na sistemática de trabalho das disciplinas de Harmonia II e III a partir da intervenção de estudantes do curso de Licenciatura-Música da Universidade Federal do Ceará. Como resultado, observo a viabilidade de aplicação dos meus experimentos didáticos apresentados e passo a entender que as pedagogias tradicionalmente disciplinares não conseguem atender à constituição de ambientes de aprendizado que favoreçam a produção de conhecimento, tampouco desmistificar a possibilidade de desempenhar fazeres musicais criativos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14365 |
Appears in Collections: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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