Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14365
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Luiz Botelho | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Jáderson Aguiar | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-08T17:18:27Z | - |
dc.date.available | 2015-12-08T17:18:27Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Jáderson Aguiar. O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento. 2015. 164f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14365 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Música – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Música – Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject | Teoria musical | pt_BR |
dc.subject | Théorie et pratique musicale | pt_BR |
dc.subject | Enseignement de la musique | pt_BR |
dc.title | O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta tese procede da necessidade encontrada em minha dissertação de elaboração de materiais musicais e alternativas didáticas que integrem o aprendizado acadêmico de teoria musical a práticas baseadas fundamentalmente no repertório musical popular brasileiro. Nessa expectativa, o objetivo da presente pesquisa é apresentar experimentos de ensino que utilizam o solfejo e estimulam a produção de arranjos vinculando tais práticas a estudos de Harmonia e Contraponto. Procuro construir um referencial epistemológico que mostre novas concepções a respeito do valor da teoria musical no ensino de música, apresentar pesquisas recentes acerca de estratégias informais de aprendizagem musical replicáveis na licenciatura e refletir sobre o problema da aquisição de solfejo. Apresento concepções a respeito do conceito de interdisciplinaridade no grande campo da educação e pesquisas interdisciplinares atuais envolvendo estudos musicais. Proponho os experimentos didáticos interdisciplinares e mostro como o uso desses experimentos produziram modificações na sistemática de trabalho das disciplinas de Harmonia II e III a partir da intervenção de estudantes do curso de Licenciatura-Música da Universidade Federal do Ceará. Como resultado, observo a viabilidade de aplicação dos meus experimentos didáticos apresentados e passo a entender que as pedagogias tradicionalmente disciplinares não conseguem atender à constituição de ambientes de aprendizado que favoreçam a produção de conhecimento, tampouco desmistificar a possibilidade de desempenhar fazeres musicais criativos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tese_jateixeira.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.