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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Luiz Botelho-
dc.contributor.authorTeixeira, Jáderson Aguiar-
dc.date.accessioned2015-12-08T17:18:27Z-
dc.date.available2015-12-08T17:18:27Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Jáderson Aguiar. O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento. 2015. 164f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14365-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subjectMúsica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMúsica – Instrução e estudopt_BR
dc.subjectTeoria musicalpt_BR
dc.subjectThéorie et pratique musicalept_BR
dc.subjectEnseignement de la musiquept_BR
dc.titleO ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimentopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta tese procede da necessidade encontrada em minha dissertação de elaboração de materiais musicais e alternativas didáticas que integrem o aprendizado acadêmico de teoria musical a práticas baseadas fundamentalmente no repertório musical popular brasileiro. Nessa expectativa, o objetivo da presente pesquisa é apresentar experimentos de ensino que utilizam o solfejo e estimulam a produção de arranjos vinculando tais práticas a estudos de Harmonia e Contraponto. Procuro construir um referencial epistemológico que mostre novas concepções a respeito do valor da teoria musical no ensino de música, apresentar pesquisas recentes acerca de estratégias informais de aprendizagem musical replicáveis na licenciatura e refletir sobre o problema da aquisição de solfejo. Apresento concepções a respeito do conceito de interdisciplinaridade no grande campo da educação e pesquisas interdisciplinares atuais envolvendo estudos musicais. Proponho os experimentos didáticos interdisciplinares e mostro como o uso desses experimentos produziram modificações na sistemática de trabalho das disciplinas de Harmonia II e III a partir da intervenção de estudantes do curso de Licenciatura-Música da Universidade Federal do Ceará. Como resultado, observo a viabilidade de aplicação dos meus experimentos didáticos apresentados e passo a entender que as pedagogias tradicionalmente disciplinares não conseguem atender à constituição de ambientes de aprendizado que favoreçam a produção de conhecimento, tampouco desmistificar a possibilidade de desempenhar fazeres musicais criativos.pt_BR
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