Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14279
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Reflexões sobre inteligência
Autor : Mc Donald, Brendan Coleman
Palabras clave : Inteligência;Q.I;Testes;Inteligência múltipla
Fecha de publicación : 1998
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : Mc DONALD, Brendan Coleman. Reflexões sobre inteligência. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 20, n. 36, p. 103-112, 1998.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo intitulado "Reflexões sobre Inteligência", destinado aos alunos que iniciam seu curso de pedagogia, mostra as dificuldades que pedagogos e psicólogos educacionais têm com o conceito científico de inteligência. Apresenta, de uma maneira abreviada, uma amostra de testes de inteligência usados na Europa e nos Estados Unidos e, às vezes, com certas adaptações no Brasil. Mostra como classificar o tradicional conceito de Q.I e comenta, brevemente, as "Múltiplas Inteligências" de Howard Gardner e a Inteligência Emocional de Daniel Goleman.
Abstract: This article titled "Reflect ions on lntelligence" was writtem for students beginning the in course in pedagogy. It presents the difficulties involved for teachers and educational psychologists with the scientific concept of intelligence. It presents, very briefly, a selection of intelligence tests used in Europe and the United States, and with some adaptations also in Brazil. It shows a simple classification of the traditional Q.I. and briefly comments on Howard Gardner's "Multiple Intelligences" as well as Daniel Goleman's "Emotional Intelligence".
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14279
ISSN : 0102-1117 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1998_art_bcmcdonald.pdf10,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.