Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14254
Type: Artigo de Periódico
Title: Uma análise do processo de formação docente destinada ao surgimento de um profissional reflexivo
Authors: Albuquerque, Lia Matos Brito de
Keywords: Formação do professor;Aspectos psicológicos;Pessoa reflexiva
Issue Date: 1997
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: ALBUQUERQUE, L. M. B. (1997)
Abstract in Brazilian Portuguese: O tema formação do professor das quatro séries iniciais do ensino fundamental é examinado tendo como base uma síntese evolutiva que abrange os estudos e debates ocorridos nos últimos vinte anos, chegando ao presente momento. São analisados os enfoques que, em um passado recente, ressaltaram aspectos psicológicos, socioeconômicos e institucionais. São discutidas, também, as tendências atuais que estudam o tema sob a ótica de formar o professor como uma pessoa reflexiva.
Abstract: The subject teacher formation of the four initial grades of the fundamental teaching is examined having as a support an evolutionary synthesis that include studies and discussions happened in the last twenty years until now. It's analysed the theoretical chain that in a recent past enphasized the psychological, social-economic and institutional aspects. It's also analysed the present tendency that study the theme under the view to form the teacher as a reflexive person.
Description: ALBUQUERQUE, Lia Matos Brito de. Uma análise do processo de formação docente destinada ao surgimento de um profissional reflexivo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 19, n. 34, p. 39-43, 1997.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14254
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1997_art_lmbalbuquerque.pdf4,89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.