Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14253| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título : | Métodos lúdicos aplicados ao ensino da microbiologia do pescado |
| Autor : | VIEIRA, Regina Helena Silva dos Fernandes |
| Palabras clave : | Métodos lúdicos;Microbiologia-pescado |
| Fecha de publicación : | 1997 |
| Editorial : | Revista Educação em Debate |
| Citación : | VIEIRA, R. H. S. F. (1997) |
| Resumen en portugués brasileño: | Os métodos são aplicados para estudantes de graduação e pós-graduação em Microbiologia do Pescado, nos cursos de Engenharia de Pesca, da Universidade Federal do Ceará, para turmas que variam de 8 a 12 alunos. Para cada bactéria estudada figurante da legislação nacional- Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos (CNNPA) -, aplica-se um dos seguintes métodos: a) Elaboração de "posters" com premiação dos melhores; b) Elaboração de textos lúdicos ou de cordéis. O professor joga um "mote" (conceito ordinariamente expresso num dístico ou numa quadra, para ser glosado). Os alunos julgam o melhor cordel e este é premiado; c) Prática de jogos. Dois times A e B estudam um texto. São enumeradas, preliminarmente, as regras a serem observadas. As partidas geralmente são de cinco perguntas. Os vencedores recebem pontos que poderão valer para Avaliação Parcial, ou livros ou mesmo "papers" sobre o assunto como maneira de premiar o time vencedor. O último método é o da d) Dramatização - um texto é elaborado pelos alunos centrado sobre uma bactéria eleita. Após a dramatização o professor faz críticas (construtivas) ao texto. Numa avaliação dos métodos feita pelos alunos, esses disseram que: estimula o aprendizado, desenvolve a criatividade, melhora a interação professor-aluno e aluno-professor e facilita a fixação do conteúdo programático. |
| Abstract: | Playful teaching techniques were applied to Fisheries Engineering undergraduate and graduate students in the Fish Microbiology course, at the Universidade Federal do Ceará, Brazil, to groups of 8-12 pupils. For each /isted bacterium by the National legislation body, the CNNPA-National Commission for Legislation and Standards for Food, one of the following methods were used: (a) awards for best poster elaboration; (b) writing up of a playful text or a folklore story - a catch word is set up by the teacher and the students judge which is the best one for awarding; (c) game contest - teams A and B study a text for 5-question matches with rules having been previously laid out; the winners get scores that might be useful for Partial Exams, or instead they get books or papers on the subject as a way of being awarded; (d) the last method is drama - a text on a certain bacterium is prepared by the pupils; after the drama presentation the teacher comments upon the text; the pupils assessment of the method shows that: it stimulates the learning process, develops the ability to create, improves the relationship pupil-teacher and makes it easier to learn the programmes of studies. |
| Descripción : | VIEIRA, Regina Helena Silva dos Fernandes. Métodos lúdicos aplicados ao ensino da microbiologia do pescado. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 19, n. 34, p. 36-38, 1997. |
| URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14253 |
| ISSN : | 0102-1117 (impresso) |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 1997_art_rhsfvieira.pdf | 2,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.