Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14253
Type: Artigo de Periódico
Title: Métodos lúdicos aplicados ao ensino da microbiologia do pescado
Authors: VIEIRA, Regina Helena Silva dos Fernandes
Keywords: Métodos lúdicos;Microbiologia-pescado
Issue Date: 1997
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: VIEIRA, R. H. S. F. (1997)
Abstract in Brazilian Portuguese: Os métodos são aplicados para estudantes de graduação e pós-graduação em Microbiologia do Pescado, nos cursos de Engenharia de Pesca, da Universidade Federal do Ceará, para turmas que variam de 8 a 12 alunos. Para cada bactéria estudada figurante da legislação nacional- Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos (CNNPA) -, aplica-se um dos seguintes métodos: a) Elaboração de "posters" com premiação dos melhores; b) Elaboração de textos lúdicos ou de cordéis. O professor joga um "mote" (conceito ordinariamente expresso num dístico ou numa quadra, para ser glosado). Os alunos julgam o melhor cordel e este é premiado; c) Prática de jogos. Dois times A e B estudam um texto. São enumeradas, preliminarmente, as regras a serem observadas. As partidas geralmente são de cinco perguntas. Os vencedores recebem pontos que poderão valer para Avaliação Parcial, ou livros ou mesmo "papers" sobre o assunto como maneira de premiar o time vencedor. O último método é o da d) Dramatização - um texto é elaborado pelos alunos centrado sobre uma bactéria eleita. Após a dramatização o professor faz críticas (construtivas) ao texto. Numa avaliação dos métodos feita pelos alunos, esses disseram que: estimula o aprendizado, desenvolve a criatividade, melhora a interação professor-aluno e aluno-professor e facilita a fixação do conteúdo programático.
Abstract: Playful teaching techniques were applied to Fisheries Engineering undergraduate and graduate students in the Fish Microbiology course, at the Universidade Federal do Ceará, Brazil, to groups of 8-12 pupils. For each /isted bacterium by the National legislation body, the CNNPA-National Commission for Legislation and Standards for Food, one of the following methods were used: (a) awards for best poster elaboration; (b) writing up of a playful text or a folklore story - a catch word is set up by the teacher and the students judge which is the best one for awarding; (c) game contest - teams A and B study a text for 5-question matches with rules having been previously laid out; the winners get scores that might be useful for Partial Exams, or instead they get books or papers on the subject as a way of being awarded; (d) the last method is drama - a text on a certain bacterium is prepared by the pupils; after the drama presentation the teacher comments upon the text; the pupils assessment of the method shows that: it stimulates the learning process, develops the ability to create, improves the relationship pupil-teacher and makes it easier to learn the programmes of studies.
Description: VIEIRA, Regina Helena Silva dos Fernandes. Métodos lúdicos aplicados ao ensino da microbiologia do pescado. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 19, n. 34, p. 36-38, 1997.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14253
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1997_art_rhsfvieira.pdf2,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.