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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14253Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | VIEIRA, Regina Helena Silva dos Fernandes | - |
| dc.date.accessioned | 2015-11-28T16:37:05Z | - |
| dc.date.available | 2015-11-28T16:37:05Z | - |
| dc.date.issued | 1997 | - |
| dc.identifier.citation | VIEIRA, R. H. S. F. (1997) | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14253 | - |
| dc.description | VIEIRA, Regina Helena Silva dos Fernandes. Métodos lúdicos aplicados ao ensino da microbiologia do pescado. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 19, n. 34, p. 36-38, 1997. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Playful teaching techniques were applied to Fisheries Engineering undergraduate and graduate students in the Fish Microbiology course, at the Universidade Federal do Ceará, Brazil, to groups of 8-12 pupils. For each /isted bacterium by the National legislation body, the CNNPA-National Commission for Legislation and Standards for Food, one of the following methods were used: (a) awards for best poster elaboration; (b) writing up of a playful text or a folklore story - a catch word is set up by the teacher and the students judge which is the best one for awarding; (c) game contest - teams A and B study a text for 5-question matches with rules having been previously laid out; the winners get scores that might be useful for Partial Exams, or instead they get books or papers on the subject as a way of being awarded; (d) the last method is drama - a text on a certain bacterium is prepared by the pupils; after the drama presentation the teacher comments upon the text; the pupils assessment of the method shows that: it stimulates the learning process, develops the ability to create, improves the relationship pupil-teacher and makes it easier to learn the programmes of studies. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Métodos lúdicos | pt_BR |
| dc.subject | Microbiologia-pescado | pt_BR |
| dc.title | Métodos lúdicos aplicados ao ensino da microbiologia do pescado | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | Os métodos são aplicados para estudantes de graduação e pós-graduação em Microbiologia do Pescado, nos cursos de Engenharia de Pesca, da Universidade Federal do Ceará, para turmas que variam de 8 a 12 alunos. Para cada bactéria estudada figurante da legislação nacional- Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos (CNNPA) -, aplica-se um dos seguintes métodos: a) Elaboração de "posters" com premiação dos melhores; b) Elaboração de textos lúdicos ou de cordéis. O professor joga um "mote" (conceito ordinariamente expresso num dístico ou numa quadra, para ser glosado). Os alunos julgam o melhor cordel e este é premiado; c) Prática de jogos. Dois times A e B estudam um texto. São enumeradas, preliminarmente, as regras a serem observadas. As partidas geralmente são de cinco perguntas. Os vencedores recebem pontos que poderão valer para Avaliação Parcial, ou livros ou mesmo "papers" sobre o assunto como maneira de premiar o time vencedor. O último método é o da d) Dramatização - um texto é elaborado pelos alunos centrado sobre uma bactéria eleita. Após a dramatização o professor faz críticas (construtivas) ao texto. Numa avaliação dos métodos feita pelos alunos, esses disseram que: estimula o aprendizado, desenvolve a criatividade, melhora a interação professor-aluno e aluno-professor e facilita a fixação do conteúdo programático. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 1997_art_rhsfvieira.pdf | 2,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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