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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os movimentos sociais e a luta por escola: uma experiência na Comunidade do Jardim União
Autor(es): Matos, Kelma Socorro Lopes de
Palavras-chave: Movimento social;Luta por escolas;Comunidade
Data do documento: 1994
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Os movimentos sociais e a luta por escola: uma experiência na Comunidade do Jardim União. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 16, n. 27 e 28, p. 81-88, 1994.
Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância da participação comunitária na Escola Pública, a partir da experiência configurada no Bairro Jardim União com a conquista, construção e funcionamento da Escola Integrada 2 de Maio - primeira escola pública em Fortaleza, funcionando com a participação efetiva da comunidade. Iniciaremos esta reflexão, fazendo um breve histórico da formação do Bairro Jardim União, discutindo o percurso das lutas dos seus moradores e tecendo considerações sobre a organização popular neste bairro e a postura do Governo Estadual frente a este tipo de movimento social. Partindo deste histórico, ficará mais nítida a compreensão de que a Escola Integrada 2 de Maio constitui-se em um marco na luta por educação formal em Fortaleza. Em seguida, apontaremos questões referentes: as consequências da interpenetração entre o público e o privado no locus escolar; a necessidade de valorizar-se o saber gestado no movimento social, reafirmando que a fusão de saberes - escolar, social e político é imprescindível à formação de cidadãos mais qualificados, afim de garantirem uma democracia mais real e menos formal. Apresentaremos, para finalizar, uma pesquisa realizada no Jardim União em Junho e Agosto de 1991, quando buscamos averiguar a real participação dos comunitários na gestão da Escola Integrada 2 Maio. Mostraremos os dados obtidos, depoimentos de alguns entrevistados e observações pessoais apreendidas durante o período da pesquisa...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14200
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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