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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14200
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Matos, Kelma Socorro Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-27T13:53:47Z | - |
dc.date.available | 2015-11-27T13:53:47Z | - |
dc.date.issued | 1994 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Os movimentos sociais e a luta por escola: uma experiência na Comunidade do Jardim União. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 16, n. 27 e 28, p. 81-88, 1994. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14200 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Movimento social | pt_BR |
dc.subject | Luta por escolas | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.title | Os movimentos sociais e a luta por escola: uma experiência na Comunidade do Jardim União | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância da participação comunitária na Escola Pública, a partir da experiência configurada no Bairro Jardim União com a conquista, construção e funcionamento da Escola Integrada 2 de Maio - primeira escola pública em Fortaleza, funcionando com a participação efetiva da comunidade. Iniciaremos esta reflexão, fazendo um breve histórico da formação do Bairro Jardim União, discutindo o percurso das lutas dos seus moradores e tecendo considerações sobre a organização popular neste bairro e a postura do Governo Estadual frente a este tipo de movimento social. Partindo deste histórico, ficará mais nítida a compreensão de que a Escola Integrada 2 de Maio constitui-se em um marco na luta por educação formal em Fortaleza. Em seguida, apontaremos questões referentes: as consequências da interpenetração entre o público e o privado no locus escolar; a necessidade de valorizar-se o saber gestado no movimento social, reafirmando que a fusão de saberes - escolar, social e político é imprescindível à formação de cidadãos mais qualificados, afim de garantirem uma democracia mais real e menos formal. Apresentaremos, para finalizar, uma pesquisa realizada no Jardim União em Junho e Agosto de 1991, quando buscamos averiguar a real participação dos comunitários na gestão da Escola Integrada 2 Maio. Mostraremos os dados obtidos, depoimentos de alguns entrevistados e observações pessoais apreendidas durante o período da pesquisa... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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1994_art_kslmatos.pdf | 7,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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