Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14160
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Avaliação de um curso de arte-educação |
Autor : | Melo, Josemeire Medeiros Silveira de |
Palabras clave : | Avaliação;Arte-educação;Conhecimento |
Fecha de publicación : | 1991 |
Editorial : | Revista Educação em Debate |
Citación : | MELO, Josemeire Medeiros Silveira de. Avaliação de um curso de arte-educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 14, n. 21 e 22 p. 47-71, 1991. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho versa sobre a avaliação de um curso de Arte-Educação realizado no ano de 1988, em Caucaia-CE, através do Pró- Docente Rural (projeto de extensão da UFC) para professores primários desta cidade. O que se pretende é analisar a importância da Arte-Educação: a) na formação do professor de 1º grau menor e na sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem; b) no desenvolvimento de potencialidades artísticas e c) no conhecimento do eu-com-os-outros- no-mundo. Respectivamente: Arte como estratégia pedagógica, Arte como forma artística e Arte como processo vital. A fim de atingir estes objetivos, o trabalho é apresentado em quatro momentos, a saber: 1) estudo teórico da educação e a inserção da arte no processo educativo; 2) descrição do projeto Pró-Docente Rural; 3) avaliação do curso de Arte-Educação e 4) conclusões e sugestões para aprofundamento do estudo. O curso de Arte-Educação não pretendeu formar artistas, mas denunciar através da arte, o processo de ensino-aprendizagem centrado somente no aspecto cognitivo do educando e, ao mesmo tempo, propor que a educação considere o homem como um ser que pensa, sente e age com outros em um meio social. Foi uma tentativa de ultrapassar a simples apreciação da arte e desenvolver a consciência estética. Esta "compreende justamente uma atitude mais harmoniosa e equilibrada perante o mundo, em que os sentimentos, a imaginação e a razão se integram, em que os sentidos e valores dados à vida são assumidos no agir cotidiano"... |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14160 |
ISSN : | 0102-1117 (impresso) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1991_art_jmsmelo.pdf | 10,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.