Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14160
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Josemeire Medeiros Silveira de | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-25T17:34:35Z | - |
dc.date.available | 2015-11-25T17:34:35Z | - |
dc.date.issued | 1991 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Josemeire Medeiros Silveira de. Avaliação de um curso de arte-educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 14, n. 21 e 22 p. 47-71, 1991. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14160 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Arte-educação | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.title | Avaliação de um curso de arte-educação | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho versa sobre a avaliação de um curso de Arte-Educação realizado no ano de 1988, em Caucaia-CE, através do Pró- Docente Rural (projeto de extensão da UFC) para professores primários desta cidade. O que se pretende é analisar a importância da Arte-Educação: a) na formação do professor de 1º grau menor e na sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem; b) no desenvolvimento de potencialidades artísticas e c) no conhecimento do eu-com-os-outros- no-mundo. Respectivamente: Arte como estratégia pedagógica, Arte como forma artística e Arte como processo vital. A fim de atingir estes objetivos, o trabalho é apresentado em quatro momentos, a saber: 1) estudo teórico da educação e a inserção da arte no processo educativo; 2) descrição do projeto Pró-Docente Rural; 3) avaliação do curso de Arte-Educação e 4) conclusões e sugestões para aprofundamento do estudo. O curso de Arte-Educação não pretendeu formar artistas, mas denunciar através da arte, o processo de ensino-aprendizagem centrado somente no aspecto cognitivo do educando e, ao mesmo tempo, propor que a educação considere o homem como um ser que pensa, sente e age com outros em um meio social. Foi uma tentativa de ultrapassar a simples apreciação da arte e desenvolver a consciência estética. Esta "compreende justamente uma atitude mais harmoniosa e equilibrada perante o mundo, em que os sentimentos, a imaginação e a razão se integram, em que os sentidos e valores dados à vida são assumidos no agir cotidiano"... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1991_art_jmsmelo.pdf | 10,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.