Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14160
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Josemeire Medeiros Silveira de-
dc.date.accessioned2015-11-25T17:34:35Z-
dc.date.available2015-11-25T17:34:35Z-
dc.date.issued1991-
dc.identifier.citationMELO, Josemeire Medeiros Silveira de. Avaliação de um curso de arte-educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 14, n. 21 e 22 p. 47-71, 1991.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14160-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.titleAvaliação de um curso de arte-educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho versa sobre a avaliação de um curso de Arte-Educação realizado no ano de 1988, em Caucaia-CE, através do Pró- Docente Rural (projeto de extensão da UFC) para professores primários desta cidade. O que se pretende é analisar a importância da Arte-Educação: a) na formação do professor de 1º grau menor e na sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem; b) no desenvolvimento de potencialidades artísticas e c) no conhecimento do eu-com-os-outros- no-mundo. Respectivamente: Arte como estratégia pedagógica, Arte como forma artística e Arte como processo vital. A fim de atingir estes objetivos, o trabalho é apresentado em quatro momentos, a saber: 1) estudo teórico da educação e a inserção da arte no processo educativo; 2) descrição do projeto Pró-Docente Rural; 3) avaliação do curso de Arte-Educação e 4) conclusões e sugestões para aprofundamento do estudo. O curso de Arte-Educação não pretendeu formar artistas, mas denunciar através da arte, o processo de ensino-aprendizagem centrado somente no aspecto cognitivo do educando e, ao mesmo tempo, propor que a educação considere o homem como um ser que pensa, sente e age com outros em um meio social. Foi uma tentativa de ultrapassar a simples apreciação da arte e desenvolver a consciência estética. Esta "compreende justamente uma atitude mais harmoniosa e equilibrada perante o mundo, em que os sentimentos, a imaginação e a razão se integram, em que os sentidos e valores dados à vida são assumidos no agir cotidiano"...pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1991_art_jmsmelo.pdf10,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.