Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13842
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | A necessidade do ensino de metodologia do trabalho de iniciação científica e tecnológica nas engenharias: estudo de caso |
Autor : | Santos, Carlos Antonio Cabral dos Silva, Mônica Rodrigues da Torres, Ednildo Andrade Arruda, João Bosco Furtado Silva, Gabriel Francisco da |
Palabras clave : | Metodologia científica;Gás natural;Projeto de pesquisa;Trabalhos científicos;RECOGÁS |
Fecha de publicación : | 2003 |
Editorial : | Congresso Brasileiro do Ensino de Engenharia |
Citación : | SANTOS, C. A. C. et al. A necessidade do ensino de metodologia do trabalho de iniciação científica e tecnológica nas engenharias: estudo de caso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ENSINO DE ENGENHARIA, 31., 2003, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: 2003. |
Resumen en portugués brasileño: | A compreensão dos conceitos inerentes à Ciência e à Tecnologia constitui-se uma das grandes necessidades das pessoas no mundo atual. Têm existido tentativas de popularização da ciência com a divulgação das realizações científicas nos meios de comunicação. Existem, também, inúmeros trabalhos publicados com o propósito de fornecer explicações sobre os conceitos de ciência e tecnologia. Entretanto, a maioria dos especialistas provavelmente concordaria que ainda há muito por fazer para que estes conceitos se tornem facilmente compreensíveis a um iniciante. Também, é do conhecimento da maioria dos professores da engenharia as deficiências existentes no ensino fundamental e médio quanto à formação de leitores e as conseqüências nos cursos de nível superior. Percebe-se que os alunos dos Cursos de Engenharia, por exemplo, não possuem o hábito de leitura levando-os aos inevitaveis prejuizos de absorção e repasse de informações mesmo de temas puramente tecnológicos e científicos. O propósito do presente trabalho é discutir a necessidade de fornecer subsídios aos alunos das engenharias, através da inserção de um curso de metodologia, em especial aos de iniciação científica e tecnológica com trabalhos desenvolvidos nos projetos da Rede Cooperativa de Pesquisa Norte Nordeste do Gás Natural - RECOGÁS que possibilite àqueles alunos uma melhor compreensão e envolvimento no mundo da pesquisa e da ciência. Como seqüência de aprendizagem é, também, objetivo do curso capacitar os alunos para absorver e processar a informação tecnológica disponível na literatura, elaborar relatórios técnicos e administrativos, monografias e trabalhos científicos, utilizando técnicas de estudo que discipline seu trabalho intelectual, garantindolhe uma maior produtividade. A abordagem adotada tem um caráter geral, enfocando os princípios básicos de todas as ciências. As disciplinas científicas diferem em conteúdo e substância, mas sua forma de abordagem, em geral, é a mesma. Neste contexto e com a visão de interesse, os exemplos e os textos conterão sempre matéria que relaciona o gás e suas diversas aplicações. Como estudo de caso, o trabalho está concentrado nas avaliações estabelecidas nos cursos de Metodologia do Trabalho de Iniciação Científica e Tecnológica ministados nas Universidades Federais de Sergipe, Bahia e Ceará, no ano de 2002, no âmbito dos projetos inseridos na RECOGÁS. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13842 |
Aparece en las colecciones: | GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2003_eve_jbfarruda_a_necessidade.pdf | 201,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.