Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13842
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Carlos Antonio Cabral dos-
dc.contributor.authorSilva, Mônica Rodrigues da-
dc.contributor.authorTorres, Ednildo Andrade-
dc.contributor.authorArruda, João Bosco Furtado-
dc.contributor.authorSilva, Gabriel Francisco da-
dc.date.accessioned2015-10-28T14:11:09Z-
dc.date.available2015-10-28T14:11:09Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationSANTOS, C. A. C. et al. A necessidade do ensino de metodologia do trabalho de iniciação científica e tecnológica nas engenharias: estudo de caso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ENSINO DE ENGENHARIA, 31., 2003, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13842-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCongresso Brasileiro do Ensino de Engenhariapt_BR
dc.subjectMetodologia científicapt_BR
dc.subjectGás naturalpt_BR
dc.subjectProjeto de pesquisapt_BR
dc.subjectTrabalhos científicospt_BR
dc.subjectRECOGÁSpt_BR
dc.titleA necessidade do ensino de metodologia do trabalho de iniciação científica e tecnológica nas engenharias: estudo de casopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA compreensão dos conceitos inerentes à Ciência e à Tecnologia constitui-se uma das grandes necessidades das pessoas no mundo atual. Têm existido tentativas de popularização da ciência com a divulgação das realizações científicas nos meios de comunicação. Existem, também, inúmeros trabalhos publicados com o propósito de fornecer explicações sobre os conceitos de ciência e tecnologia. Entretanto, a maioria dos especialistas provavelmente concordaria que ainda há muito por fazer para que estes conceitos se tornem facilmente compreensíveis a um iniciante. Também, é do conhecimento da maioria dos professores da engenharia as deficiências existentes no ensino fundamental e médio quanto à formação de leitores e as conseqüências nos cursos de nível superior. Percebe-se que os alunos dos Cursos de Engenharia, por exemplo, não possuem o hábito de leitura levando-os aos inevitaveis prejuizos de absorção e repasse de informações mesmo de temas puramente tecnológicos e científicos. O propósito do presente trabalho é discutir a necessidade de fornecer subsídios aos alunos das engenharias, através da inserção de um curso de metodologia, em especial aos de iniciação científica e tecnológica com trabalhos desenvolvidos nos projetos da Rede Cooperativa de Pesquisa Norte Nordeste do Gás Natural - RECOGÁS que possibilite àqueles alunos uma melhor compreensão e envolvimento no mundo da pesquisa e da ciência. Como seqüência de aprendizagem é, também, objetivo do curso capacitar os alunos para absorver e processar a informação tecnológica disponível na literatura, elaborar relatórios técnicos e administrativos, monografias e trabalhos científicos, utilizando técnicas de estudo que discipline seu trabalho intelectual, garantindolhe uma maior produtividade. A abordagem adotada tem um caráter geral, enfocando os princípios básicos de todas as ciências. As disciplinas científicas diferem em conteúdo e substância, mas sua forma de abordagem, em geral, é a mesma. Neste contexto e com a visão de interesse, os exemplos e os textos conterão sempre matéria que relaciona o gás e suas diversas aplicações. Como estudo de caso, o trabalho está concentrado nas avaliações estabelecidas nos cursos de Metodologia do Trabalho de Iniciação Científica e Tecnológica ministados nas Universidades Federais de Sergipe, Bahia e Ceará, no ano de 2002, no âmbito dos projetos inseridos na RECOGÁS.pt_BR
Aparece nas coleções:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_eve_jbfarruda_a_necessidade.pdf201,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.