Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13446
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A ocorrência da síndrome de Burnout nos acadêmicos do último ano do curso de fisioterapia
Autor(es): Vasconcelos, Renata Prado
Castro, Carolina Araújo
Moura Neto, Alcenor Rodrigues de
Rocha, Soraya Gomes
Barros, Adriana Rolim Campos
Abdon, Ana Paula Vasconcellos
Palavras-chave: Esgotamento Profissional;Estudantes;Fisioterapia
Data do documento: Abr-2012
Instituição/Editor/Publicador: Revista Fisioterapia & Saúde Funcional
Citação: VASCONCELOS, R. P. et al. A ocorrência da síndrome de Burnout nos acadêmicos do último ano do curso de fisioterapia. Revista Fisioterapia & Saúde Funcional, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 42-46, jan./jun. 2012.
Resumo: A síndrome de Burnout traduz-se em fenômeno de esgotamento profissional, facilmente detectado em profissionais e acadêmicos da área da saúde. Objetivo: Investigar a ocorrência da síndrome de Burnout em acadêmicos do último ano do curso de Fisioterapia de uma instituição de ensino superior (IES). Metodologia: Realizou-se um estudo transversal com 50 acadêmicos de Fisioterapia de uma IES particular do Município de Fortaleza-CE. Foi utilizado o Maslach Burnout Inventory (MBI) composto por 22 itens respondido através de uma escala analógica visual, variando entre 0 (nunca) a 6 (todos os dias) de intensidade. Resultados: A amostra era formada por 38 (76%) do sexo feminino, com idade entre 20 a 38 anos, com média de 22,2 ± 3,02 anos. Em relação à exaustão emocional, 27 (54%) apresentaram escore elevado. Sobre a despersonalização e a realização profissional 20 (40%) e 28 (46%) exibiram escore baixo, respectivamente. Conclusão: Os acadêmicos do último ano de Fisioterapia apontaram sinais de estresse condizentes com Burnout médio, vinculado possivelmente ao somatório das exigências da prática profissional com as atividades acadêmicas.
Abstract: Burnout syndrome is defined as the phenomenon of professional stress, easily detected in academic and professional health care. Objective: To investigate the occurrence of burnout in the last academic year of Physical Therapy from an institution of higher education (IHE). Methodology: We conducted a cross-sectional study with 50 students of physical therapy for a particular IES in the city of Fortaleza. We used the Maslach Burnout Inventory (MBI) consists of 22 items answered using a visual analog scaleranging from 0 (never) to 6 (all day). Results: The sample consisted of 38 (76%) were female, aged 20-38 years, with media of 22.2 ± 3,02 years. With regard to emotional exhaustion, 27 (54%) had high scores. About the depersonalization and personal accomplishment, 20 (40%) and 28 (46%) exhibited low score, respectively. Conclusion: The students last year Physical Therapy showed signs of stress consistent with Burnout medium, possibly linked to the sum of the demands of professional practice with academic activities.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13446
ISSN: 2238-8028 (Online)
Aparece nas coleções:DEFISIO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_rpvasconcelos.pdf216,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.